Emsurb começa a preparar cemitérios para o Dia de Finados

Serviços Urbanos
23/10/2014 16h15

Os cemitérios da capital que são administrados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), estão sendo preparados para receber um grande número de pessoas no Dia de Finados, 2 de novembro. Durante esta semana já foram iniciados os serviços de poda no cemitério São João Batista e, a partir do dia 27, os demais serviços de varrição, capinação, pintura, recolhimento de lixo e entulho, gadanhamento e roçagem, como também a manutenção geral de todas as áreas externa e interna dos cemitérios, serão executados.

Quatro cemitérios são atendidos a partir da iniciativa: São Francisco de Assis, localizado no conjunto Médici - que está desativado, mas recebe visitação -; o Helena Bandeira, na Atalaia; o Cruz Vermelha, no Centro, e o São João Batista, que fica no conjunto Castelo Branco. Este último, com o maior número de sepultados e consequentemente o que será mais visitado no feriado. Os demais cemitérios serão atendidos até a véspera de Finados.

Segundo o diretor de controle operacional da Emsurb, Humberto Santana, as equipes serão divididas em trabalhos internos e externos, como capinação, remoção de entulhos, roçagem, pintura de meio-fio e limpeza de ruas e praças no entorno dos cemitérios. Os cemitérios particulares recebem manutenção apenas na área externa. "A partir da próxima semana iremos iniciar os serviços como uma forma de preparação para o feriado. Durante todo o dia 2 de novembro, colocaremos à disposição como equipe fixa 12 agentes de limpeza no cemitério São João Batista, e mais 12 agentes como equipe volante para atender os demais cemitérios", informou o diretor.

Estrutura

Repetindo o modelo de execução das ações que ocorreram no cemitério São João Batista no ano anterior, as cinco missas promovidas durante todo o feriado serão realizadas na área externa. “Serão realizadas cinco missas ao longo do dia na frente do cemitério São João Batista, e para oferecer um maior conforto ao público o órgão irá disponibilizar cadeiras, toldos, banheiros químicos e água. No cemitério da Atalaia serão realizadas duas missas e com a mesma estrutura. O objetivo é permitir uma melhor fluidez dentro dos cemitérios e conforto para os visitantes”, explicou o gerente de espaços públicos, Dernival Neto.

O gerente ressaltou ainda que, durante todo o Dia de Finados, a Emsurb atuará também com duas equipes da Gerência de Espaços Públicos, que irão fiscalizar a venda pelos ambulantes nas calçadas e impedir o trabalho infantojuvenil dentro dos cemitérios, onde crianças e adolescentes oferecem-se para limpar jazigos. A ação começará às 8h do sábado, 1º, e terminará às 18h do dia seguinte.

"O foco da fiscalização será a organização do espaço onde poderá ser feito o comércio dos ambulantes de flores, velas e planos funerários, para que assim, não haja obstrução na passagem dos visitantes", explicou o gestor.

O aposentado Valter Vieira relatou que todos os anos ele e a esposa fazem a limpeza no túmulo da família por se tratar de uma data especial, em que eles aproveitam para fazer orações. “Nós sempre assistimos à missa e trazemos flores, pois a morte já é triste de recordar, e por isso, já é tradição da nossa família vir homenagear nossos entes queridos”, desabafou.