USF Augusto Leite finaliza programação especial do Outubro Rosa

Saúde
23/10/2014 17h54

A Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto César Leite, no bairro Santa Tereza, encerrou nesta quinta-feira, 23, as ações do Movimento Outubro Rosa, que vem acontecendo desde o início do mês. Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, os últimos dias aconteceram inúmeras palestras e ações, como a realização do autoexame das mamas  além de consultas e exame de lâmina e mamografia.

Para a gerente da Unidade, Rosemary Silva, essa ação vem sendo realizada desde o início do mês chamando a atenção das mulheres para a importância da prevenção. “Hoje estamos finalizando essa ação que gerou uma busca muito boa por exames e consultas na nossa Unidade. Só nesta quinta-feira foram realizados 40 exames nas mamas e 30 exames de lâmina. Gostamos dessa aceitação das mulheres em abraçar essa causa, que melhora a saúde delas mesmas. É uma ação positiva que está dando certo com a colaboração de toda equipe da Unidade”, afirma a gerente.

A médica mastologista, Renata Leite, destaca que o atendimento durante o Outubro Rosa serve para conscientizar as pacientes atendidas na Unidade. “Conscientizamos tanto em relação à doença quanto ao corpo, como também para a responsabilidade de fazer a mamografia e ultrassonografia todo ano. Esses exames são essenciais para detectar o câncer que mais mata atualmente as mulheres. Nas consultas estão sendo realizados exames físicos da mama, avaliação das mamografias e encaminhamento de novas mamografias”, destaca a médica.

De acordo com Renilde Menezes Horta, receber as informações dos profissionais é importante para alertar as mulheres contra o câncer de mama. “Muitas mulheres ficam despreocupadas em fazer o exame achando que nunca vão pegar a doença. Essa ação é uma alerta para as mulheres perceberem que devem fazer o exame todo ano. Eu realizei meu exame de mamografia aqui pela Unidade e já recebi o resultado. Gostei muito da forma como fui atendida, pois recebi todas as informações que eu precisava para saber como cuidar do meu corpo”, explica a paciente.

As palestras foram realizadas com o apoio dos estudantes de Medicina da Universidade Tiradentes, que estiveram orientando como realiza o autoexame das mamas. “Nós que somos estudantes sabemos o quanto é importante alertar sobre o câncer de mama. Estamos divulgando as informações e orientando as mulheres para prevenir casos mais graves, além de detectar novos casos, para diagnosticar logo cedo e fazer o tratamento precoce”, diz a estudante Mariana Rodrigues.

Além da distribuição de lanches e verificação de pressão e glicemia, a ação ainda contou com a participação do Grupo Musical como Cantor Gladston Rosa e com a participação das estudantes de Enfermagem do Centro de Estudo São Lucas.