Servidoras da Emurb e Seminfra aderem ao Outubro Rosa

Obras e Urbanização
24/10/2014 11h13

Celebrando o mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, servidoras da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizaram na manhã desta sexta-feira, 24 atividades relacionadas à campanha nacional que estimula a saúde feminina denominada Outubro Rosa. Foram distribuídos folhetos explicativos sobre o auto-exame e o laço rosa, símbolo da campanha.

Martha Figueiredo, assistente social da Emurb e uma das responsáveis pela ação, afirmou que este foi o primeiro ano em que houve ações de visibilidade da campanha entre as servidoras da empresa municipal e da Seminfra. "Por se tratar de uma iniciativa adotada no mundo inteiro, recente ainda, e no Brasil somente a partir de 2009, estamos caminhando para ampliar as atividades para todas as unidades da Emurb e dialogar com todas as colaboradoras sobre a importância do tema", garante Martha que destaca ainda a receptividade positiva entre as servidoras.

Já a presidente da Emurb, Socorro Cacho, ressalta a importância da campanha para a implementação de políticas públicas voltadas às mulheres. "Além de dar visibilidade a um tema que atinge um número significativo de mulheres, como é o câncer de mama, a campanha coloca nós mulheres como protagonistas da nossa própria saúde e destaca a necessidade de ampliação de mecanismos de saúde preventiva que contemplem o público feminino", afirma a presidente, reconhecendo a participação e a adesão das servidoras da Emurb às atividades.  

Dados

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, estimaram para o Brasil 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele (não melanoma): Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

O Ministério da Saúde apresentou um balanço das mamografias feitas no país entre 2011 e 2012: houve aumento de 16% na quantidade de exames realizados, passando de 1.839.411 para 2.139.238. Na faixa prioritária, que vai dos 50 aos 69 anos, o aumento foi 21%, mas a intenção é que este número cresça mais ainda.