Parque da Sementeira se torna palco de comemorações ao Outubro Rosa

Serviços Urbanos
24/10/2014 14h49

Em comemoração ao Outubro Rosa, uma campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama, foi realizado na manhã de hoje, 23, no Parque da Sementeira, um evento festivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SE), em que vários médicos deram palestras alertando para a grande importância do tema. A banda da Polícia Militar tocou para os presentes e houve também um coffee break em que todos participaram.

A coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SE), Abgail Souza, explicou que o evento, que contou com a presença de vários parceiros, tem o objetivo de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de se fazer o exame preventivo, diagnosticando precocemente o câncer de mama na perspectiva de que sejam evitadas perdas de vida prematuras.

"É maravilhoso poder participar de um evento sério como este, pois estamos contando com a participação de várias entidades como o Corpo de Bombeiros, Emsurb, Guarda Municipal de Aracaju, Polícia Militar, entre outros, em prol de um único foco. A aceitação está sendo excelente e as palestras são realizadas com especialistas do mais alto nível. É importante também que os homens despertem para isso, já que eles podem instigar suas parcerias a cuidarem da saúde e isso sempre é o melhor caminho", completou Abgail.

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Georlize Teles, explicou que esse é um tema importante que mexe com a vida de todas as mulheres. "A Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (ASIMUSEP-SE), da qual eu sou vice-presidente, somou-se à Secretaria de Segurança Pública (SSP-SE) e fez um evento dessa grandiosidade. Fico muito feliz enquanto Prefeitura Municipal de Aracaju, dando todo apoio e entendemos que as mulheres que trabalham, por exemplo, na Secretaria da Defesa Social, na SMTT, na Defesa Civil, no Procon Municipal, enfim, que trabalham diretamente na rua, que doam seu tempo para cuidar da nossa sociedade, precisam ter um momento para cuidar delas também. A gente precisa cuidar da gente", concluiu.

A gerente administrativa da Emsurb, Eliane Nunes, prestigiou a solenidade e falou a respeito da importância da iniciativa. "É com muita satisfação que estamos recebendo este evento no parque, pois além de tratar de um tema tão importante para as mulheres, alerta também o público masculino para a prevenção. O Outubro Rosa se tornou um marco nesta luta e ganha força a cada ano", disse.

O Diretor Geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Coronel Enilson, ressaltou que a união dos órgãos em uma única causa é de grande valia para que as mulheres se atentem e procurem se prevenir do câncer de mama. "É interessante visualizar a integração e uma preocupação coletiva, chamando a atenção para um momento tão importante, em especial, a prevenção do câncer de mama. Todas as mulheres, como também os homens, devem ter essa preocupação de trabalhar com a prevenção. Só através dela é que se pode controlar essa doença que atinge mundialmente muitas mulheres e, embora raro, pode sim afetar os homens", afirmou.

A 3º Sargento do Bombeiro Militar (BM), Celsiane Kadja, avaliou o ato como muito produtivo para as corporações que estavam presentes no ato. "Acho interessante e proveitoso todos os órgãos que fazem parte da Segurança Pública do Estado de Sergipe e Município de Aracaju abraçarem uma causa tão importante como esta. O evento é uma oportunidade de reunir todos, até como uma confraternização em luta pela vida. As palestras são muito valiosas e as informações dadas a todas as mulheres aqui devem ser repassadas para amigos, família”, destacou.


AMO

Na última quarta-feira, 22, um grande público feminino se reuniu no Parque da Sementeira para alertar a sociedade sobre os riscos da doença. Mais de 300 mulheres participaram do evento, muitas delas com câncer de mama, ou que já enfrentaram a doença, tendo passado por quimioterapia e radioterapia ou intervenções cirúrgicas para a retirada parcial ou total da mama (mastectomia). Quatro tendas foram montadas na área livre do parque pela Emsurb, uma das grandes parceiras do evento. O movimento foi realizado pela Associação dos Amigos da Oncologia – AMO; intitulado de “Manhã Rosa” por lembrar o mês da prevenção e da conscientização contra o câncer de mama feminino no mundo.