Outubro Rosa: servidoras da SMTT aprendem como diagnosticar o Câncer de Mama

Transporte e Trânsito
24/10/2014 15h42

Em alusão à campanha do Outubro Rosa, servidoras da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, participaram nesta sexta-feira, 24, de uma manhã toda voltada para a divulgação da campanha, com palestra e exercícios laborais.

Para a servidora Edineuza dos Santos, a palestra foi bastante esclarecedora, pois derrubou mitos que o uso de desodorantes, roupas apertadas, próteses de silicone e até mesmo sutiãs podem causar o câncer de mama. “Na verdade, o médico explicou que não há um meio de prevenir esse câncer, pois é uma doença genética, transmitida pelos parentes mais próximos. Ele apresentou os sintomas que te levam a descobrir os primeiros níveis do câncer”, disse.

A agente de trânsito Karoline Mecenas também participou do evento e falou sobre o que aprendeu. “O câncer é um conjunto de doenças que se origina de uma célula anteriormente normal. Eventos assim são bons para incentivar as mulheres a fazer o autoexame sempre, porque depois do diagnóstico fica mais difícil se curar”, falou.

Dados

Diferente do que muitos pensam, o Câncer de Mama também atinge homens. Para cada 100 casos da doença em mulheres, contabiliza-se um homem com esse tipo de câncer. A faixa etária mais atingida é de pessoas acima de 35 anos, agravadas pelo fator genético, se possuírem parentes diretos que têm ou tiveram a doença.

Outubro Rosa

A campanha de prevenção do Câncer de Mama surgiu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, na década de 90. Hoje, ela acontece no mundo inteiro com mobilizações e atividades de diversos tipos, envolvendo diversos setores da sociedade para propagar informações sobre a doença. O símbolo da campanha é um laço cor-de-rosa e projeções luminosas da cor em prédios e monumentos públicos e privados.

O evento foi realizado pela Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública em Sergipe (Asimusep-SE), no Parque da Sementeira, e também contou com a presença das servidoras da Guarda Municipal, Defesa Civil e Procon do município.