Prefeito autoriza obras nos Mercados Municipais e anuncia mudanças no Centro

Serviços Urbanos
24/10/2014 16h50

O Centro de Aracaju está recebendo uma atenção especial da Prefeitura Municipal. Os Mercados Thales Ferraz, Albano Franco e Antônio Franco, considerados símbolos da cidade, passarão por uma reestruturação merecida. Para isso, o prefeito João Alves Filho assinou a ordem de serviço hoje, 24, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, para a reforma dos Mercados. Além disso, o prefeito também apresentou aos representantes dos comerciantes da capital, a lei que estabelece normas para carga e descargas de mercadoria no Centro Comercial de Aracaju.

O projeto para a construção dos Mercados foi realizado em 1991, enquanto João Alves era governado do Sergipe. Os problemas estruturais que os Mercados do Centro de Aracaju vêm sofrendo, seja por causa do desgaste natural ou pela ação de vândalos que depredam o prédio, têm provocado transtornos aos cidadãos que os frequentam. Mesmo com a limpeza diária, alguns setores necessitam urgentemente de uma solução mais eficiente.

Pensando nisso e em respeito ao cidadão, o prefeito autorizou a ordem de serviço estimada em aproximadamente um milhão de reais. De acordo com João Alves, as obras do centro comercial de Aracaju serão realizadas de forma paulatina, sem que os comerciantes precisem alterar seu horário de funcionamento.

"Essas obras foram bem pensadas e discutidas, não foi algo que realizaremos de improviso. Já temos um grande projeto para o centro comercial. Discutimos muito com os empresários da região para saber quais eram as coisas que eram mais importantes e fundamentais. Mas, vamos além do que eles solicitaram. Antes de terminar essa etapa já abriremos licitação para a segunda etapa. Quero muito bem à nossa cidade e o centro é uma referência para os aracajuanos", garantiu o prefeito.

Reforma nos mercados

Em quatro meses a população terá os Mercados Municipais revitalizados e com melhores condições de trabalho para os feirantes e conforto no atendimento à população. Serão realizados serviços de pintura geral, revisão da rede elétrica com reposição de fios e lâmpadas, recuperação de bancos, reparos nos banheiros, instalação de refletores, revisão e limpeza das coberturas e individualização de água. Além disso, as tampas dos esgotos serão substituídas, o piso será revitalizado, as janelas receberão películas de vidro, as grelhas de drenagem serão recompostas, será feita a recuperação da rampa de acesso ao pavimento superior do Mercado Albano Franco. Outra novidade é que a conhecida Passarela das Flores receberá bases de concreto nos pilares metálicos que sustenta a cobertura.

Os camelôs e ambulantes que hoje estão nas calçadas e nas ruas do entorno dos Mercados serão transferidos provisoriamente para o pavimento superior do Mercado Albano Franco, até a conclusão das obras do futuro camelódromo de Aracaju.

O diretor presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Edson Leal, informou que "a licitação foi realizada e o contrato com a empresa que prestará o serviço de revitalização dos Mercados já foi assinado. Na próxima segunda iniciaremos a revitalização dos três Mercados Centrais, reparandoo coisas importantíssimas como a instalação hidráulica que também está bastante desgastada".

Carga e Descarga no Centro de Aracaju

Durante a solenidade o prefeito João Alves entregou os representantes das entidades de classe que representam os comerciantes de Aracaju, a Lei n.º 4.587 que estabelece normas para a operação de carga e descarga de bens e mercadorias no Município de Aracaju e dá providencias correlatas.

Segundo o diretor de Trânsito da SMTT, capitão J. Luiz, a lei que será publicada no Diário Oficial do Município determina horários e as formas que poderão ser realizadas as cargas e descargas no Centro Comercial de Aracaju e nos bairros onde o comércio é bastante expressivo como São José e Siqueira Campos.