Três bolsistas e 17 medalhas no Norte Nordeste de Natação

Juventude e Esporte
24/10/2014 19h06

O esporte sergipano vem a cada dia apresentando para o cenário brasileiro novas promessas e uma nova safra de atletas que, apesar da pouca idade, estão conquistando títulos nas competições por onde passam e a natação é um dos grandes exemplos. No último final de semana, três nadadoras somaram 17 medalhas no Troféu Kako Caminha, realizado em Recife/PE, válido como o Norte/Nordeste da competição.

Manuela Abdias, Catherine Mainart e Tayná Santana, todas com 11 anos de idade, são integrantes do programa Bolsa Atleta, custeado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp). E com os resultados conquistados na competição conseguiram subir no ranking Norte e Nordeste e no ranking Brasileiro.

Com marcas expressivas nas piscinas, Manuela Abdias provou que o seu futuro é promissor dentro do esporte ao conquistar quatro medalhas de ouro (50 e 100 metros crawl e nos revezamentos livre e medley), prata no 100 metros costas e bronze no 50 metros costas. Além de ser 1ª colocado no ranking nacional dos 50 m livres e 2ª no 100 m livres. "Todos os dias treino duas horas e isso vem surtindo efeito" destacou.

Treinando para o esporte desde os três anos de vida, Catherine Mainart relatou que além das medalhas conseguiu abaixar seu tempo em várias provas. "O Bolsa Atleta está ajudando a participar de mais competições e poder investir na compra de equipamentos", relata a atleta que conquistou ouro no 100 m borboleta e nos revezamentos livre e medley, prata no 50 m borboleta e bronze nos 400 m livres.

Com seis medalhas na competição, Tayná Santana é outra nadadora que vem conquistando resultados positivos por onde passa. No Troféu Kako Caminha a atleta levou dois ouros no revezamento (livre e medley), três pratas (50 m costas, 200 m medley e 100 m peito) e um bronze no 50 metros peito. Outra marca da sergipana é a segunda colocação no ranking nacional do 50 m peito.

Fascinado com os resultados das nadadoras, o secretário Carlos Eloy está entusiasmado com o programa. "Sabemos que a ferramenta para o crescimento de uma nação é o esporte e a educação e é nisto que investimos, através do Bolsa Atleta, e no programa Segundo Tempo onde atendemos a cerca de 2800 crianças no contra turno escolar", afirmou.