Funcaju apoia ação em comemoração ao Dia da Sergipanidade

Cultura
25/10/2014 08h51

O Mirante da Praia 13 de Julho, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), foi palco de uma programação especial pelo Dia da Sergipanidade, comemorado nesta sexta-feira, 24. O local recebeu o evento "Feirinha da Música Sergipana", promovido pela AM Produções, que reuniu 15 atrações locais, entre bandas e artistas, valorizando a diversidade cultural do Estado.

De acordo com o presidente da Funcaju, Manoel Viana, manifestações culturais como esta, que marcam datas importantes para a história cultural do Estado, merecem ser incentivadas. "A Funcaju está dando apoio cultural para a Feirinha, com estrutura de tendas, palco e a sonorização, para que este evento pudesse ser realizado. É o mínimo que podemos fazer para festejar este dia tão importante, que marca nossa identidade", justifica.

A programação da Feirinha contou com as atrações Forró Maturi, Luiz Fontineli, Bailão de Pife, Samba de Moça Só, Balança Eu, Loteiros Curupira, Os Brasas Nordestinos, Afoxé Dipreto, Chiquinho do Além Mar, Tonho Baixinho, Ismael, Mingo Santana, Odir Caius, Correia do Oito Baixos e Audri da Pedra Azul, que movimentaram o Mirante da 13 de Julho com o repertório vasto que propaga Sergipe.

Segundo o produtor cultural e idealizador do evento, Alberto Marcelino, o projeto Feirinha Música Sergipana nasceu de uma iniciativa de vários artistas durante o Fórum de Forró deste ano, visto a necessidade de divulgar e incentivar a musica local. "A partir daí, pensamos neste projeto para ser comemorado hoje, 24, justo no Dia da Sergipanidade, já que nosso foco é reunir estilos variados de artistas que fazem referência a nossa cultura. Conseguimos 15 artistas que priorizem o nosso Estado e que falem, em suas composições, sobre as nossas características nordestinas, típico do nosso Sergipe", comenta.

"Esse dia é importante por várias questões, principalmente para reforçar a identidade cultural e trazer a consciência cidadã. Aqui divulgamos nosso trabalho e a população acaba conhecendo mais ainda nossa cultura", diz uma das componentes do grupo Samba de Moça Só, Cláudia Araújo.

Para a calígrafa Heloisa Vieira, atividades como esta fazem com que as pessoas absorvam conhecimento e valorizem a cultura. "Essa ação em prol ao Dia da Sergipanidade mostra nossa raiz, nossa cultura e musicalidade. Parabéns a Funcaju por apoiar essa comemoração e por realizar aqui, no Mirante, um espaço voltado para manifestações culturais e de acesso a todos", ressalta.

 

Dia da Sergipanidade

O Dia da Sergipanidade é comemorado nessa data, por marcar a independência territorial do Estado em relação à província da Bahia, que aconteceu em 24 de outubro de 1824. A partir dessa data, Sergipe passou a ter maior autonomia, valorizando sua cultura e suas características.