Biblioteca Clodomir Silva realiza 4ª edição do Literaturação

Cultura
27/10/2014 16h47

A Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou no sábado, 25, a 4ª edição do projeto Literaturação (LITE). "Olhar Criativo" foi o tema abordado no encontro que discutiu trechos de obras da literatura  brasileira e francesa. Criados por jovens que participam do "Projeto dos Sonhos", o Literaturação é um projeto que tem como objetivo incentivar a leitura e o debate sobre literatura clássica e contemporânea.

 

Poesias do poeta brasileiro do século XX, Manoel de Barros, e o livro de grande sucesso "O Pequeno Príncipe", do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, foram os escolhidos para tratar do tema. O olhar criativo encontrado nos textos foi a  principal abordagem do encontro. A linguagem simples com a qual eles questionam  como a percepção das crianças se aproxima com a criatividade que transgride a relação com o olhar automatizado que os adultos mantêm com os objetos.

"Hoje estamos fazendo um paralelo entre as poesias de Manoel de Barros e o livro O Pequeno Príncipe, obra bastante conhecida e que ultrapassou gerações.  A escolha dos escritores foi justamente por apresentarem os valores, de como não deixar que esse processo que acontece na infância, seja esquecido", comenta um dos criadores do projeto, Raí Gomes.    

A estudante, Maria Joanny, de 13 anos, participou pela segunda vez do LITE. Ela conheceu o projeto por fazer parte de um grupo de fãs da saga Harry Potter, que também já foi tema do Literaturação. "Interesso-me por literatura desde pequena, sempre gostei de livros de aventura e historinhas. Hoje os livros de ação e aventura são os que mais leio, mas também gosto dos clássicos. Quando leio é como se abrisse mais uma janela para o conhecimento, pois absorvo mais informações", comenta. 

Uma dinâmica de grupo foi realizada com os participantes do encontro. Foram formados grupos e algumas poesias e frases do livro "O Pequeno Príncipe", foram distribuídos pelos representantes do LITE, todos tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias e refletir sobre o que leram.

"Achei o tema muito interessante, porque há uma possibilidade de discutir os aspectos de como as pessoas podem continuar preservando o olhar criativo durante sua vida, sem que haja tanta mecanização. Os dois autores escrevem muito bem sobre esse assunto, cada um no seu tempo e sua realidade", conclui Maruze Reis, supervisora do Literaturação.