Escolinha de Trânsito da SMTT realiza Semana da Criança

Transporte e Trânsito
28/10/2014 16h36

A Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) abriu nesta terça-feira, 28, a Semana da Criança. Cerca de 40 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bebé Tiúba participaram de atividades educativas voltadas para o trânsito. A ação terá continuidade até a próxima quinta-feira, 30, e deve alcançar mais de 100 crianças das escolas municipais.

 Na Escolinha de Trânsito, como a CET ficou conhecida popularmente, vários espaços foram montados para receber as crianças. Teve sala de teatro, oficina de pintura e dobradura de papel, jogos e algodão doce. Dessa forma, as crianças foram apresentadas a lições de cidadania, como coleta seletiva, respeito ao idoso e aos limites de velocidade, a maneira correta de andar de bicicleta e a importância dos equipamentos de segurança.

A secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, enfatiza a importância do trabalho junto às crianças. "Elas têm o poder que é próprio, de fazer com que os pais reflitam suas ações. Não é raro uma criança chamar a atenção do pai quando ele quebra uma regra, desde que essa criança saiba qual é a regra e que ela tenha a consciência dessa importância. É comum a criança exigir do pai que ele execute essa regra porque ela entende que estará ajudando no exercício da cidadania", reforçou.

Para o técnico da coordenadoria de Políticas Educacionais para Diversidade de Aracaju, Vagner Barbosa, ações voltadas para esse público, contribuem para a construção do cidadão. "A criança tem mais facilidade de aprender do que o adulto. O adulto, geralmente, tem maior dificuldade em aprender. Então, o caminho para ele é mais a multa, a punição. Para a criança, a educação é o melhor caminho. Assim, ela se torna também um multiplicador para a formação de cidadãos mais conscientes, com um trânsito mais pacífico, menos violento", disse.

Entre brincadeiras, as crianças compreenderam a mensagem sobre o cuidado na faixa de pedestre e a idade certa para andar na garupa de uma motocicleta. Enfatizado pela SMTT em suas campanhas mais recentes, o ‘sinal de vida' para atravessar foi apresentado às crianças. Além de assuntos relacionados ao trânsito, elas também aprenderam que lixeiros com cores diferentes servem para resíduos diferenciados.

Durante a apresentação do Grupo ‘Os Cones' de Teatro da SMTT, uma das alunas mais participativas do grupo era Laila de Jesus. Ela participou na peça ‘Se essa rua fosse minha' e contribuiu com tudo o que sabia sobre trânsito, podendo também aprender outras coisas. Para Laila, as atividades na Escolinha foram muito divertidas. "Eu gostei muito de assistir a peça e de dançar também. Aprendi uma dança e que não pode andar de bicicleta na rua", lembrou.