Álcool e Drogas: profissionais da Saúde e Educação têm oficina com especialista nacional

Saúde
29/10/2014 14h07

Aracaju investe para que profissionais da Saúde e da Educação do Município estejam mais preparados para abordar temas como ricos e danos causados pelo uso de álcool e outras drogas. Na manhã desta quarta-feira, 29, os profissionais de 30 Unidades de Saúde e escolas municipais envolvidas em ações desenvolvidas através do Programa Saúde na Escola (PSE) participaram de oficina com o especialista em redução danos envolvendo álcool e outras drogas, Domiciano Siqueira, que é presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA) e é considerado referência nas políticas brasileiras de redução de danos.

O especialista que já foi consultor de Redução de Danos em Álcool e Drogas e Direitos Humanos do Ministério da Saúde trouxe dicas e orientações para os profissionais que interagem com público de alunos jovens, pré-adolescentes e adolescentes, durante as ações do PSE.

Quem participou da oficina elogiou a iniciativa das secretarias da Saúde e da Educação. Este foi o caso da assistente social lotada na Unidade de Saúde do bairro Coroa do Meio, Lizia Nascimento. A profissional revelou que realiza rotineiramente abordagens nas comunidades assistidas pela Unidade de Saúde. "O debate foi oportunidade de entender mais sobre os motivos do uso das drogas e o que significam na vida das pessoas. Depois do debate, saímos mais confiantes sobre as formas de abordar a questão e saber lidar com essa temática que também envolve valores e preconceitos, além da importância da informação na formação de opiniões", disse.  

Domiciano Siqueira reforçou que a inclusão é uma das estratégias fundamentais para auxiliar usuários álcool e drogas e também prevenir orientando sobre os riscos."É importante manter um amplo debate com o jovens em ações abordado essa temática, buscando  meios de incluí-los, estimulando a reações diferentes que levem responsabilização no contexto social. Os profissionais precisam ter uma visão ampla sobre esse assunto e os fatores interligados", explicou  Domiciano Siqueira.

De acordo com a referência técnica do PSE, Aline Vieira Barros, o objetivo da oficina foi contribuir para capacitação das equipes da saúde e da educação. "Saúde na Escola é um programa que atua em diversas frentes. Abordamos não somente a temática álcool e outras drogas como abordamos outros temas de grande relevância para o desenvolvimento dos alunos como sexualidade, alimentação saudável e cultura de paz. As ações educativas e de prevenção são essenciais para formação e conscientização dos jovens", afirmou.