Semed prestigia os 25 anos de criação do Conselho Municipal da Educação de Aracaju

Educação
29/10/2014 14h40

Para comemorar os 25 anos de criação do Conselho Municipal da Educação de Aracaju (Conmea), será lançado amanhã, sexta-feira, 30, o selo comemorativo a data em evento que acontecerá pela manhã, a partir das 8h, no auditório do Hotel River Side, e que contará com a participação da secretária da Educação da Capital, professora Marcia Valéria Lira Santana.     

A presidente do Conmea, professora Rainilda Pereira Silva, considera extremamente importante a comemoração dos 25 anos com o lançamento do selo explicando que o órgão foi criado por meio da Lei nº 1.430, de 06 de dezembro de 1988, que e a partir de 1995 passou a ter normas próprias no tocante a organização e funcionamento das escolas, através da Resolução nº 08, de dezembro de 1995.   

"A data é de grande importância não só para nós, mas também para toda comunidade aracajuana, porque foi a partir da fundação do Conmea que se passou a nortear e coordenar não só as escolas públicas, mas particulares também no município de Aracaju. Com a autorização do órgão, as unidades de ensino podem iniciar suas atividades", enfatizou.

Rainilda Pereira lembra, que só com Resolução nº 03/98 é que o órgão passou a legislar sobre a vida escolar dos alunos. "Hoje o Conmea é uma entidade representativa da sociedade local com a finalidade de estudar, planejar e orientar as atividades relacionadas com o sistema municipal de ensino", destacou.

O Conselho tem ainda, a incumbência de atuar na defesa do direito de todos à educação, e funciona como um órgão colegiado e integrante da Secretaria Municipal da Educação. Finalmente, ela concluiu enfatizando que o Conmea tem por finalidade desenvolver funções normativas, consultivas, deliberativas e de mobilização social      

Programação

Rainilda Pereira informou que o evento será marcado por uma apresentação cultural seguida por duas palestras. Uma com o professor João Bosco Argôlo Delfim, que terá como tema "A Importância do Conmea no Sistema de Municipal de Educação".

A outra será proferida pelo professor Manuel Humberto Gonzaga Lima, coordenador Estadual da União dos Conselhos Municipais da Educação (Uncme), que falará sobre "A Formação dos Conselhos Municipais da Educação".