Prefeito inaugura Centro de Apoio ao Trabalhador pioneiro no Estado

Agência Aracaju de Notícias
29/10/2014 15h20

Uma das prioridades da atual gestão municipal é oferecer oportunidade de qualificação profissional para que o aracajuano tenha condições de concorrer a uma vaga no disputado mercado de trabalho. Pensando nisso, o prefeito João Alves Filho inaugurou na manhã desta quarta-feira, 29, o Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor (CATE). O novo espaço servirá de apoio às ações da Fundação Municipal de Formação do Trabalho (Fundat) voltado para o treinamento e qualificação de profissionais e suporte aos novos empreendedores. O prédio já está em funcionamento na Rua Serafim Bonfim, 268, bairro Santos Dumont.

Os serviços que eram oferecidos apenas no prédio da Fundat agora estão também mais próximos da população da Zona Norte da capital. Além dos cursos, o cidadão que estiver em busca de emprego pode deixar seu currículo na Agência do Trabalhador instalada no CATE, que também confecciona carteira de trabalho em parceria com a Superintendência do Trabalho e Emprego. Outro serviço disponível no novo prédio é o de desburocratização dos micro e pequenos empresários, que podem também solucionar questões referentes à abertura de empresa.

Cumprindo mais um compromisso de campanha, o prefeito João Alves Filho ressaltou a importância em qualificar o trabalhador aracajuano para que ele possa pleitear cargos com maiores salários e a formalização do micro e pequeno empresário de maneira simplificada.

"O Centro facilitará muito a vida dos micro e pequenos empreendedores. Uma das maiores dificuldades existentes no Brasil, registrada pelas maiores agência de avaliação, é a demora que temos em abrir uma empresa, cabendo ao governo desburocratizar ao máximo, já que novas empresas significam desenvolvimento e novos empregos. Discutimos muito a respeito desse novo Centro para que o micro e pequeno empresário tenha todos os serviços a disposição, até mesmo o banco que será o agente financiador. Aqui já temos como parceiros a Caixa Econômica Federal  e o Banco do Nordeste fazendo toda a parte de microcrédito para o empreendedor", salientou o prefeito destacando ainda esse foi um pedido da população de Aracaju. "Quando assumimos algumas lideranças nos solicitaram que acelerássemos as liberações para abertura de empresas. Hoje estamos honrando nosso compromisso".

A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, reforçou que o estímulo ao empreendedorismo tem como grande finalidade a geração de emprego e renda. "Conseguimos reunir num só espaço tudo que o trabalhador precisa. Somos pioneiros em Sergipe e estamos agregando todos os serviços de geração de renda e de encaminhamento do trabalhador para os processos seletivos para empresas em um único prédio e de forma propulsora em um bairro da Zona Norte da capital. Os interessados podem procurar o prédio do CATE no Santos Dumont, a Fundat no Centro de Aracaju ou ter informações através do (79) 3245-9327".

Desde 2013 a Fundat já capacitou aproximadamente 20 mil pessoas. Matriculada no curso detelemarketing, Rita de Almeida aprovou a iniciativa da Prefeitura de Aracaju em inaugurar o Centro e pretende participar de outros cursos de qualificação. "O curso é ótimo e a chegada do CATE no bairro ajuda bastante os jovens que buscam aprender um ofício. Estou me qualificando para o meu primeiro emprego e buscarei outros cursos também través do Fundat. Aqui terei um aprendizado para toda a vida", esclareceu.