Microbiolitos estão expostos na entrada do prédio da CCTECA

Educação
30/10/2014 09h21

Logo na entrada, nos arredores do prédio, que fica localizado no interior do Parque da Sementeira, é possível conferir um pouco da história geológica, com destaque para a separação entre a África e América do Sul, um processo evolutivo de milhões de anos. Os microbiolitos chamam a atenção pelo tamanho e forma peculiar, semelhante a um enorme cogumelo.

 Para Augusto Almeida, a exposição dos microbiolitos representa a preservação da história e do conhecimento científico. "Temos um material muito valioso e importante para os geólogos e paleontólogos, como também para os visitantes que podem, a partir de agora, conhecer mais sobre a evolução da Bacia Sergipe-Alagoas", acrescentou. "Como tudo que faz parte do acervo da CCTECA, os microbiolitos agora será uma ferramenta educacional de fácil acesso para todos os interessados", pontuou.

Microbiolitos

Os microbiolitos de Rosário do Catete são fósseis encontrados, tanto pela duplicação da BR-101 como pela construção de um aterro sanitário naquela região, que surgiram pela remobilização de um grande volume de rochas sedimentares. Todo o trabalho foi monitorado pelo geólogo Paulo Roberto Silva e pelo técnico químico Jailton Cesar, ambos funcionários da Petrobras, que decidiram conservar o material com a criação do 1º museu geológico a céu aberto de Sergipe, no município de origem, e com a doação à Casa de Ciências e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA).

Dentre todos os fósseis removidos, destacaram-se os microbiolitos, classificados como trombolitos de Rosário do Catete, que são bioconstruções calcárias com estrutura interna irregular, porém com uma geometria bastante peculiar, em forma de grandes cogumelos ou cascos de tartaruga e possuem tamanho que variam de alguns centímetros a mais de 2 metros de diâmetro. Esses trombolitos, sugerem os estudos, se desenvolveram no Cretáceo inferior, período Albiano, em torno de 100 milhões de anos atrás.

CCTECA

 Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer 82 experimentos interativos, entre eles o Girotec (simulador da ausência de gravidade) e o gerador de Van Der Graaf (acelerador de elétrons que promove a eletrização do corpo que o toca). Além disso, o ambiente possui um laboratório de informática com dez computadores e um planetário com 30 assentos. Nos sábados e domingos em que a lua se encontra nas fases cheia e crescente, os visitantes podem realizar observações astronômicas com o uso de telescópios.

Visitação

 A CCTECA está localizada na Av. Oviedo Teixeira, no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), próximo ao Shopping Jardins. Das terças às sextas-feiras, o horário de visitação é das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, a visitação vai das 14h às 17h. Nos sábados e domingos em que ocorrem as observações, a visitação é das 18h às 20h. Os interessados devem agendar suas visitas.