USF Humberto Mourão fecha mês das crianças com atividades recreativas

Saúde
30/10/2014 13h39

A manhã desta quinta-feira, 30, foi de festa para os usuários mirins da Unidade de Saúde da Família Humberto Mourão, no bairro São Conrado. Cerca de 100 crianças puderam participar de atividades recreativas e lúdicas neste último dia de evento em comemoração ao Mês das Crianças.

A doméstica Lucimaria dos Santos levou o filho Lucas, de 7 anos, que é portador de necessidades especiais e disse que a ação é extremamente importante para dar uma nova cara a unidade. "Normalmente as crianças vêm ao posto quando estão doentes ou pra tomar vacina e acabam ficando com medo, aí, quando tem uma manhã dessas com brincadeiras, é maravilhoso, porque acaba tirando esse medo delas", disse Lucimaria.

Durante todo o mês de outubro foram realizadas várias ações nas USFs e fora delas. No bairro São Conrado, as atividades aconteceram também em creches e escolas, com palestras sobre higienização bucal, acidentes domésticos, lanches saudáveis, entre outros assuntos voltados ao público infantil.

Segundo a gerente da unidade Humberto Mourão, Camille Arruda, a ideia hoje foi fazer um fechamento das ações que foram desenvolvidas durante todo o mês, com um dia especial para os pequenos. "Estamos em uma comunidade que possui bastante crianças e hoje é um dia especial. Promovemos um momento lúdico com brincadeiras, comida e festa, sempre associado a alguma ação de saúde. É muito importante encerrar essas atividades com comemoração, é um retorno que a comunidade tem e isso é motivo de alegria, tanto para os usuários quanto para a equipe de saúde", destacou a gerente.

A supervisora de USF, Ana Elizabeth dos Santos, avaliou positivamente as ações e disse estar contente com os resultados. "Poder juntar a comunidade e a equipe de saúde foi extremamente gratificante. Podemos perceber que é possível formar uma parceria entre a equipe, a gerente e a população. O fruto dessa parceria é o que nós estamos vendo aqui, é o sorriso no rosto de cada criança. É realmente muito gratificante", afirmou Ana.