Unidade de Saúde encerra Outubro Rosa com palestras e exames

Saúde
30/10/2014 14h49

A Unidade de Saúde da Família (USF) João Oliveira Sobral, localizada no bairro Santos Dumont, encerrou na manhã da quinta-feira, 30,  o Outubro Rosa, evento que foi destinado aos cuidados com o público feminino com oferta de palestras e exames. Cerca de 80 mulheres usuárias da unidade tiveram a oportunidade de saber mais sobre detecção precoce do câncer de mama e o colo do útero, além de aspectos da saúde bucal e câncer de boca. Após as palestras as usuárias teve acesso às consultas voltadas para o autoexame das mamas, avaliações da boca, além de consultas, exame de lâmina e marcação do exame de mamografia. O evento contou também com apresentação de reisado promovida pelo grupo folclórico Raio de Sol.

Conforme a assistente social Ivana Dias, o Outubro Rosa foi encerrado, mas sempre que precisarem as mulheres da comunidade podem buscar orientações com a equipe da unidade de saúde. “Fazer com que as mulheres abracem a causa da prevenção e diagnóstico precoce do câncer foi o objetivo das atividades. Trabalhamos constantemente para mostrar a todas as usuárias que quando elas se cuidam melhor, preservam a saúde delas mesmas”, disse.

A dona de casa Sandra Santos compareceu a manhã de atividade e elogiou a iniciativa. “Fui muito bem recebida e já sai daqui com a minha mamografia agendada. A equipe da Unidade de Saúde têm promovido um excelente trabalho”, disse.

De acordo com a gerente da Unidade, Edna Maria Vieira, durante o evento também ocorreu o lançamento da Carteiras de Identificação para os idosos da Unidade. "Essas carteiras foram entregues ao idosos que são diabéticos e hipertensos. Esse é um trabalho que a Unidade vem adotando para facilitar o serviço. A carteirinha foi uma maneira de fazer a marcação de consultas todos os meses. Com ela, cada idoso vai saber a data correta para a consulta com o médico. O médico marca a data e eles retornam no dia marcado. Aproveito para agradecer a colaboração de toda a equipe da Unidade, os agentes de saúde, os auxiliares de enfermagem, os enfermeiros, os médicos e principalmente  Dr. Campos, além do apoio administrativo", explica a gerente.