Lars Grael participa da abertura do JUBs

Juventude e Esporte
30/10/2014 17h00

O exemplo superação de Lars Grael vai levar estímulo e incentivo aos mais de 4.500 atletas que estão em Aracaju para participar dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2014. O medalhista olímpico estará na cerimônia de abertura do evento, que acontece hoje à noite, às 19h, no Clube do Banese.  

Dono de duas medalhas de bronze conquistadas em Seul (1988) e Atlanta (1996), o iatista ressalta a importância do investimento no esporte universitário e a evolução do desenvolvimento esportivo que a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) vem proporcionando.

"O JUBs é um evento que tem tradição, mistura educação com esporte de rendimento. Na maior parte dos países, o esporte universitário é aquele último trampolim antes de chegar ao padrão olímpico. O Brasil tem tido um crescimento de relevância no esporte universitário, a CBDU vem crescendo muito de importância, de organização, de apoio, de reconhecimento de órgãos públicos", analisa.  

Esta é a 62ª edição dos Jogos, que pela primeira vez chegam à capital sergipana. Lars garante que o cenário esportivo em Aracaju irá se transformar após a realização do evento, que é a segunda maior competição da América Latina.

"O JUBs chegar aqui em Aracaju é um marco histórico para a cidade e para Sergipe, porque é uma cidade que estava na periferia da importância dos eventos esportivos no Brasil. O JUBS chegar aqui é um significado de que Aracaju hoje se preparou para receber o evento, é um destino turístico cada vez mais valorizado no Brasil, com uma estrutura hoteleira, infraestrutura aeroportuária, vias públicas muito bem preparadas. É um marco inicial de uma cidade que começará a receber muitos outros eventos esportivos", avalia.

Atualmente Lars Grael é diretor da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), a qual estará representando na solenidade, mas antes disso o atleta velejou muitas águas representando o país. Ele conquistou, além de dez títulos nacionais e cinco sul-americanos, a admiração dos brasileiros, se tornando um ícone de determinação e força de vontade. Para o iatista, a receita para tudo isso é uma só: amor pelo esporte.

"Para as pessoas que sonham em construir e produzir algo no esporte, muito mais importante que o talento ou o dom, porte físico ou técnica adquirida, é a paixão. A pessoa quando coloca paixão naquilo que faz, tende a fazer mais e melhor. Só a pessoa que tem paixão tem a capacidade de construir um sonho e perseguir isso até poder ser realizado", define.