Outubro encerra com mais de 150 novos profissionais capacitados pelo Pronatec

Formação para o Trabalho
31/10/2014 08h17

No último dia 21, 64 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) foram diplomados durante a solenidade de formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na noite desta quinta-feira, 30, outros 88 estudantes receberam os certificados de conclusão de cinco cursos, ofertados em Aracaju graças à pactuação executada pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) junto aos Ministérios do Turismo (Mtur) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A cerimônia marcou o encerramento das turmas de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Recepcionista, Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, Recepcionista em Meios de Hospedagem e Auxiliar de Recursos Humanos. Com isso, o mês de outubro chega ao fim com 152 novos profissionais habilitados para vagas de emprego, trazendo mão-de-obra qualificada e fruto do conhecimento adquirido nos cursos de Formação Inicial e Continuada do Pronatec.

"É um momento de alegria. Para nós, essa parceria com o IFS é muito importante", destacou o vice-presidente da Fundat, Robert Willyam, ao ressaltar o empenho dos alunos em comparecer às aulas. "Vocês são vencedores, porque nós sabemos o quanto é difícil se qualificar. Muitos aqui trabalham e têm outras atividades, mas, ainda assim, buscaram esse conhecimento", frisou Robert, orientando os concluintes a cadastrarem o currículo na Agência do Trabalhador.

Quem compartilha desta mesma recomendação é Josefa Gilvânia, integrante da coordenadoria geral do Pronatec/IFS. "Com a ajuda da Fundat, tem-se conseguido encaminhar os profissionais formados para o mercado", informou, enfatizando a necessidade do aprendizado constante. "Esse é apenas o primeiro degrau, o pontapé inicial. A gente espera que isso seja um incentivo, para que vocês sigam adiante", afirmou Josefa.

Crescimento intelectual

Em nome de todo o corpo docente dos cinco cursos, a paraninfa Sheila Silva parabenizou os estudantes e enalteceu o significado daquela conquista. "Nós, professores, também aprendemos muito aqui com vocês. É como disse [o filósofo] Platão: "a coisa mais indispensável a um homem é saber fazer uso do próprio conhecimento", parafraseou Sheila.

Uma das disciplinas que a universitária Ticiane Santos cursou na faculdade de Letras foi justamente Libras. Diante da turma gratuita ofertada pelo Pronatec, ela não hesitou. "Tive o desejo de me aprofundar mais. É importante ter essa noção", relatou a jovem, consciente da escolha que fez. "Contribuiu muito, valeu a pena. Vou colocar no currículo, sem dúvida".