Atletas participam da abertura dos JUBs 2014

Juventude e Esporte
31/10/2014 08h15

Durante o clima de festa que tomou conta da abertura da 62ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros, que ocorreu nesta quinta-feira, 30, no Clube do Banese, em Aracaju, ninguém esteve mais animado que eles. Grandes protagonistas dos JUBs, os atletas vindos das partes mais distintas do país não esconderam a satisfação em participar da maior competição universitária do Brasil.

Ao longo dos 11 dias de competições, mais de 1000 esportistas se encontrarão em Aracaju durante as disputas das 11 modalidades presentes no evento, que chegou em 2014 a sua maior edição em termos de estrutura e participantes. Além de uma grande oportunidade de desenvolvimento esportivo, o JUBs é também uma chance interessante de socialização para um mix bem diverso de pessoas. Mas de onde são e o que esperam esses atletas?

Wilde Carlos, esportista do atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem 22 anos e participa pela primeira vez do evento. "Aracaju é muito bem organizada e a viagem tem sido ótima. Acho que vou ter aqui uma boa oportunidade de garantir um desempenho bacana, conquistando um tempo legal nas provas e elevando meu nível", conta.

Competição e desempenho são também temas abordados pelo judoca Sergio Nascimento, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). "De início, os JUBs já são bem diferentes das competições que eu participo por que duram vários dias seguidos. O nível daqui também é alto, você acaba competindo com gente que é ou foi campeão brasileiro ou mundial. O clima de Aracaju é bem agradável e bom para competição, e quem vencer aqui estará entre os melhores", diz o esportista.

A cidade sede dos jogos foi também analisada pela nadadora Renata Passos, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). "É uma cidade maravilhosa! Cheguei até um pouco antes para aproveitar, é uma nova cultura, comidas diferentes, gente desconhecida pra socializar. Essa com certeza será uma viagem que vai marcar, até por que é a minha primeira vez numa competição assim e estou ansiosa para testar o meu desempenho", confidencia.

E o quê um aracajuano teria a falar de um evento como o JUBs na sua própria cidade? Almir Campos, nadador da Universidade Tiradentes (UNIT), responde. "É uma expectativa muito boa, oportunidade única de representar o meu estado dentro dele mesmo. A responsabilidade é grande, nos JUBs eu estarei competindo nas mesmas piscinas que eu treino! Mas antes de tudo, é também uma grande honra", fala o esportista.