Camisildo leva informação sobre DSTs para o JUBs

Saúde
31/10/2014 18h49

Mais de 4.500 atletas universitários estão movimentando a capital sergipana por conta dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Por se tratar de um mega evento esportivo, onde os participantes são jovens, além da preocupação com o próprio desempenho dentro de cada uma das modalidades esportivas participantes, eles também passarão a ser alertados sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) durante o evento. É que o Camisildo, carro em formato de camisinha que promove campanha de conscientização de DSTs, está na concentração do JUBs na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

A ação, antes de tudo, visa alertar jovens, sejam eles atletas ou apenas apreciadores que têm acompanhado o JUBs, para o sentido e importância de se proteger contra as DSTs. Segundo o gerente do programa DST/AIDS do Estado, Dr. Almir Santana, a ação não é só disponibilizar camisinha, mas é conversar com os jovens. "Queremos informar sobre a AIDS, as DSTs, vamos colocar um banner mostrando como usar a camisinha e um pouco com relação às doenças sexualmente transmissíveis e o jovem também vai ter à disposição a camisinha masculina, a feminina e o gel lubrificante", afirmou o Dr. Almir.

De acordo com o gerente do programa, a ação vai acontecer durante todo o período de concentração na AABB, após o almoço e o jantar. "Teremos sempre alguém no Centro de Convivência e trouxemos o Camisildo, justamente para chamar a atenção e atrair a curiosidade dos jovens para a ação.

Um dos nomes mais preocupados com a causa das DSTs, Dr. Almir Santana alertou que, mesmo com acesso a tanta informação, no Brasil, a AIDS tem aumentado. "Tem muitos jovens que não usam camisinha, e isso é muito preocupante. Por isso estamos aqui para fazer essa campanha e distribuir a camisinha, seja para proteger contra DST ou para evitar uma gravidez indesejada", concluiu.