PMA retoma obra no loteamento Marivan

Infraestrutura
06/11/2014 12h02

Encontrada paralisada e apresentando problemas no projeto executivo e sem os estudos necessários exigidos pela complexidade da obra, a exemplo da falta de absorção de águas nas camadas próximas à superfície, já que a área possui solo mole e um lençol freático, a Prefeitura de Aracaju reiniciou no fim do mês de setembro a obra de infraestrutura do loteamento Marivan, localizado no bairro Santa Maria, zona Sul da capital.

No total são mais de 50 ruas do loteamento contempladas com implantação da rede de drenagem pluvial, esgotamentos sanitários, terraplanagem, pavimentação asfáltica e paralelepípedo, com investimentos que somam mais de R$ 16 milhões, fruto da parceria da Prefeitura de Aracaju com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). A partir destes investimentos, uma nova realidade social e urbanística se fará presente no cotidiano dos moradores da comunidade.

Nos últimos dias máquinas e profissionais dão um novo ritmo ao andamento da obra e trabalham para consolidar a infraestrutura de ruas e avenidas, resolvendo antigos problemas de alagamentos e criando condições necessárias para uma nova configuração social, ambiental e de saúde pública coletiva.

Diálogo e compromisso

Desde 2013 que engenheiros da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizaram vistorias e elaboraram pareceres técnicos que apresentavam um balanço da situação da obra. Ao constatar os equívocos do projeto, foram enviados relatórios aos órgãos financiadores que apontavam os erros.

"Durante todo este tempo, sempre trabalhamos para solucionar os problemas, sanar as burocracias e reiniciar as obras. Foram inúmeras reuniões com os parceiros da Prefeitura e, sobretudo, com a população do Marivan. Compreendíamos quando os moradores nos cobravam, mas sempre fomos sinceros e dávamos todas as explicações técnicas da forma mais simples possível", confirma o secretário Luiz Durval, destacando que as chuvas também impediram o reinicio e geraram alguns transtornos.