SMTT inicia campanha para reforçar o uso da faixa de pedestres

Transporte e Trânsito
10/11/2014 17h22

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, iniciou na manhã desta segunda-feira, 10, uma campanha de conscientização quanto ao uso da faixa de pedestres para uma travessia segura. Focada no pedestre, a ação educativa de abertura aconteceu na faixa próxima ao Terminal de Integração do DIA, na avenida Heráclito Rollemberg.

Durante o comando, a equipe de educação para o trânsito trabalha o tema de forma lúdica com a participação do Grupo ‘OS CONES’ de Teatro da SMTT, que aborda os pedestres para instruí-los sobre a forma mais segura para chegar ao outro lado da rua, ensinando-os a utilizar o sinal de vida, mesmo estando na faixa de pedestres, para indicar aos condutores de veículos que ele deseja atravessar a via.

De acordo com a coordenadora de educação para o trânsito da SMTT, Selma Dantas, a campanha é uma continuidade da Semana Nacional do Trânsito deste ano e deverá estender-se até 2015. “Aproveitando o tema da Semana Nacional do Trânsito de 2014, ‘Cidade Para Todos: Prioridade e Proteção Para as Pessoas’, iniciamos hoje um trabalho efetivo nas faixas de pedestre nas principais avenidas e ruas da cidade, com o intuito de fazer com que as pessoas atravessem no local correto”, explicou Selma.

Sobre a conscientização dos condutores, a coordenadora adianta que muitos já respeitam a faixa, reduzindo a velocidade e parando o veículo para que os pedestres possam atravessar. “Mas para que os veículos parem o pedestre também precisa ir até uma faixa de pedestre. Nessa primeira ação, vimos pessoas que a 5 metros da faixa, não atravessam lá. Quando as abordamos, dizem ‘ah, mas está muito distante’. Precisamos mostrar que essa distância pode causar grandes danos”, argumentou.

Comandado pela atriz Tetê Nahas, o Grupo ‘OS CONES’ de Teatro da SMTT, elaborou uma nova forma de abordagem e fez até um novo figurino para reforçar, visualmente, que a faixa de pedestres existe e está ali para ser usada. “Quando colocamos um ‘palhaço’ educativo, à distância, munido de pernas de pau, as pessoas já se encantam e param. Param pelo lúdico, pela beleza plástica e não sabe o que aquele ‘palhaço’ quer dizer. É quando ele para e dá o recado. É no encantamento que a gente paralisa o público para falar sério quando estão próximos à gente”, mostrou.

Uma das pessoas abordadas durante o comando educativo foi o aposentado Paulo Roberto. Para ele, a ação foi bastante divertida e passou uma mensagem importante para as pessoas que estavam passando por ali. “Achei bem sinalizada essa ação para que o pedestre atravesse. Agora sempre que eu for atravessar a rua vou fazer o sinal de ‘legal’, afirmou.