Prefeitura sorteia unidades habitacionais para pessoas com deficiência

Assistência Social e Cidadania
10/11/2014 18h02

Na tarde dessa segunda-feira, 10, o prefeito João Alves participou da reunião para o sorteio de unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, voltado para as pessoas com deficiências físicas e idosas. O ato aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Ao todo, foram disponibilizadas oito unidades para o sorteio dessa etapa do empreendimento Zilda Arns, localizado no bairro Cidade Nova, a partir de uma parceria entre a PMA e o Fundo de Arrecadamento (FAR). O sorteio organizado pela Prefeitura foi para pessoas que estavam cadastradas desde 2009 e passou por um recadastramento atual e que tem uma renda mensal de R$ 0,0 a R$ 1.600,00.

"Essa é uma determinação muito correta de reservar nos conjuntos residenciais uma cota para com as pessoas com deficiência física e idosa. Eu acho muito justo e hoje estamos fazendo o sorteio. Dei essa palavra de satisfação hoje a eles, pois eu vejo isso de muita boa vontade e é muito correto e vamos fazer nos demais conjuntos que virão", diz o prefeito João Alves Filho.

Empreendimento e Inclusão

Esses imóveis fazem parte do empreendimento da Caixa Econômica Federal - Minha Casa Minha Vida, onde a Prefeitura tem a alçada para realizar a sorteio para pessoas com deficiência e idosos.

"A partir de hoje, todos os imóveis e os empreendimentos passarão por um sorteio para pessoas com deficiência e idosos. Esse processo é uma visão maravilhosa do Governo Federal, a PMA e de todas as autoridades envolvidas para que a gente tenha mais espaço para o cadastro que nós fazemos", explica a secretária da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita.

A presidente do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência, Jane Rocha, comemora o momento de inclusão e ressalta que a procura por esse sorteio estava grande. "Hoje, vários deficientes tiveram esse momento ímpar e importante desse processo de inclusão. A partir de agora o trabalho continua, pois esse foi um primeiro momento. Alguns estão tristes por não serem contemplados, mas eles continuam inscritos e quem não conseguiu se inscrever pode-se fazer ainda. A parceria entre o conselho e a PMA foi melhorada e estamos juntos para trazer esse processo de inclusão na habitação e moradia para pessoas portadoras de deficiência", comenta a presidente.

Sorteados

Será dando uma continuidade ao trabalho, pois a demanda é grande e a PMA está empenhada para atender a todos. E o clima foi de festa para os oito contemplados para o sonho da Casa Própria, foi o caso de Maria Lucineide Santos, que emocionada comemorou. "Eu só tenho a agradecer a todos envolvidos nesse processo. O critério efetuado para o sorteio foi excelente e isso é muito maravilhoso para quem tem o sonho da casa própria e dando a oportunidade para muita gente", emocionou-se.

Wellington Silva revela que já estava ansioso por esse momento em sair do aluguel e que graças à administração pública isso foi realizado. "Estávamos em busca do sonho da casa própria e ficamos ansiosos esperando por esse sorteio. Estou muito feliz e alegre, pois tenho sairei do aluguel e terei o meu espaço", diz.