Fundat e Sema debatem uso de práticas sustentáveis na administração pública

Formação para o Trabalho
12/11/2014 15h00

Como forma de mobilizar a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) a aderir medidas sustentáveis no cotidiano, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) compareceram à sede da Fundat nesta quarta-feira, 12, para apresentar a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). No intuito de disseminar a consciência ecológica de maneira abrangente, representantes de diferentes setores da fundação acompanharam o encontro.

"Nós nos sentimos honrados por socializar a A3P e pela oportunidade de reunir as diretorias", afirmou o analista ambiental da Sema, Cleverton Costa. Durante a apresentação, ele buscou mostrar que, com a cooperação de todos e algumas mudanças de hábitos, os resultados positivos aparecem. "Foi um momento de intercâmbio e troca de conhecimento. É possível definir parâmetros e, com o nosso suporte, oferecer alternativas", explicou Cleverton.

E os exemplos demonstrados legitimam o objetivo da Agenda Ambiental. Desde julho deste ano, a Sema utiliza em seus computadores uma "EcoFont", capaz de economizar cerca de 26% de tinta da impressora. Além dela, a utilização de materiais recicláveis decorativos ou com função de escritório também foi incentivada, principalmente pelo fato de eles estarem disponíveis na Oficina de Papel da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

A fim de colaborar com a Sema no que for preciso, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, enfatizou a importância de se debater a sustentabilidade. "Esse trabalho vem agregar, de modo técnico e profissional, ao que nós já fazemos no dia a dia, tanto aqui [na sede da fundação] como repassando as boas práticas para as nossas unidades", destacou a presidente.

Credibilidade

Desde a sua criação, em 1999, a A3P tem sido implementada por diversos órgãos e instituições públicas das três esferas de governo, no âmbito dos três poderes, podendo ainda ser utilizada como modelo de gestão socioambiental por outros segmentos da sociedade. Em 2002, a A3P foi reconhecida pela Unesco devido à relevância do trabalho desempenhado e dos resultados positivos obtidos ao longo do seu desenvolvimento.