Alunos da rede municipal de ensino participam de encontro sobre Leitura e Cidadania

Educação
13/11/2014 14h21

Para promover o encontro com a leitura e formar leitores, aconteceu nesta quinta-feira, 13, no Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (Ceafe), com a participação dos alunos do 4º e 5º anos do Centro Educacional Ágape, o encontro "Leitura e Cidadania: Conhecendo os Escritores de Literatura Infantil e Juvenil".

A professora Telma Santos, da biblioteca do Ceafe, exibiu uma apresentação de data show para os alunos mostrando como se confecciona um livro. Na atividade, houve contação de histórias, apresentação de títulos e seus respectivos escritores da literatura infantil.

"A leitura tem que ser feita constantemente, todo dia e toda hora. Temos que sensibilizar os professores, pais e sociedade pelo prazer que se pode ter com a leitura literária. É um momento importantíssimo para os alunos da rede municipal. Cada  história e cada escritor que os alunos têm contato é um mundo diferente", destacou Telma.

Foram distribuídos kits diferenciados para os alunos do 4º e 5º anos. O kit azul, destinado para alunos do 4ºano, era composto pelos seguintes títulos: Meu pequeno grande mundo, de autoria de Alexandre Carvalho; O grãozinho de Areia em cordel, de Fernando Paixão, Brincando com Trava-Línguas, de Jackson Alencar, e O Presidente, de Luciano Costa.

Para os estudantes do 5º ano o kit laranja continha os seguintes títulos: Brincando com Adivinhas, de Jakson Alencar, Pinóquio, de Carlos Collodi, Vamos ver juntos?, de Carlos Ferrari, O Mágico de Oz, de Lyman Frank Baum, A família da Malu, de Shirley Souza, Bullying se correr, o bicho pega! , de João Pedro Roriz.

A diretora Maria de Lurdes Rodrigues Santos e a professora Valmira Andrade de Menezes Dias, ambas do Centro Educacional Ágape, acompanharam os alunos nas atividades. "As oficinas de leitura interferem muito positivamente nos resultados de aprendizagem, principalmente pela sua contribuição na formação de leitores e inserção no mundo da leitura", conclui Maria de Lurdes.

"É muito importante o despertar da leitura nas crianças. Desenvolvo um projeto na escola, em que os alunos escolhem um livro para levar para casa e, quando eles trazem de volta, debatemos as histórias, trabalhando o senso crítico e a interpretação de texto nesses estudantes", enfatizou Valmira.

A aluna do 5º ano, Lívia Messias Penha Limeira, estava muito atenta às informações e às atividades. "Gostei muito de conhecer mais de perto os autores dos livros, porque eu não sabia que eles escreviam vários", afirmou Lívia. O aluno Cassiano Menezes Silva Santos, também do 5º, diz que adora leitura. "Li a História da Árvore e gostei muito. Adoro ler", disse Cassiano.