Alunos da EMEF Rachel Cortes participam de gincana de arrecadação de material reciclável

Educação
14/11/2014 14h47

 Visando ornamentar a cidade de uma forma diferente e criativa para os festejos natalinos utilizando material reciclável, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rachel Cortes Rollemberg, participaram, na manhã desta sexta-feira, 14, do encerramento da gincana de arrecadação de garrafas pet.

A diretora da escola, Josabete Boaventura, informou que a iniciativa empolgou os estudantes que aderiram à gincana com entusiasmo. "Explicamos o motivo e a finalidade da arrecadação das garrafas pet e eles entenderam, muitos inclusive dizendo que tinham em casa muitas garrafas jogadas à toa", destacou.

A aluna Giovânia Vitória Ferreira Santos, de 11 anos, do 5º ano, disse que essa ideia de ornamentar a cidade com material reciclável é muito boa e que por isso participou da gincana, mesmo porque esses produtos são vistos em alguns terrenos baldios na cidade porque pessoas não têm consciência da importância da reciclagem.

"Na banca de estudos que participo, por exemplo, existem várias atividades em utilizamos as garrafas pet. Além do mais, estamos contribuindo para combater a poluição do meio ambiente, visto que é possível encontrar nos rios inúmeras garrafas pet que poderiam ser reutilizadas de forma positiva sem se transformar em lixo", justificou.   

Importância da reciclagem

A professora Rosângel Melo Canuto disse que os alunos entendem o objetivo da arrecadação das garrafas porque na própria escola, desde o ano passado, existe um projeto sobre a importância da reciclagem que os conscientiza em relação ao que pode ser aproveitado.

"Não foi difícil conseguir a adesão deles visto que sabem que a reciclagem gera renda e evita a formação de lixo e foco de proliferação de doenças, isto porque as garrafas pet no lixo podem acumular água que será utilizada para reprodução dos mosquitos da dengue", explicou.

Na escola, foram instaladas caixas coletoras identificadas cada uma com uma cor: vermelho para o plástico, azul para papel, amarelo para metal e verde para o vidro. "Os alunos receberam bem as informações de que deveriam jogar nas caixas coletoras casa tipo de lixo de acordo com a cor. O resultado é que agora plástico não se mistura com vidro, papel ou metal. E o ambiente escolar permanece sempre limpo. A mobilização nesse sentido tem sido muito boa e proveitosa", enfatizou.