Projeto sobre cordel é apresentado na Biblioteca Clodomir Silva

Cultura
17/11/2014 15h25

A Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou na sexta-feira, 14, a apresentação do projeto "O cordel leva você à biblioteca". O projeto foi criado pelas alunas do 8º período do curso de pedagogia da Faculdade Pio XI, para a disciplina "Práticas educativas em ambientes não escolares" da graduação.

A apresentação contou com a participação dos cordelistas Pedro Amaro e Isabel Nascimento, além de alunos do Colégio Unificado. A Biblioteca Clodomir possui um setor chamado "Cordelteca", onde é possível encontrar mais de 500 livretos de literatura de cordel dos mais variados temas de cordelistas sergipanos e nacionais.

"Quando chegamos aqui na Biblioteca, descobrimos a sala de cordel, que não conhecíamos, e achamos interessante trabalhar com essa literatura por resgatar a cultura nordestina. Também resolvemos estudar mais sobre a literatura de cordel por ser muito rica, embora poucas pessoas tenham conhecimento sobre ela", fala a estudante que participa do projeto, Mônica Barbosa.

Para a cordelista convidada, Isabel Nascimento, é sempre um prazer estar na biblioteca, ter contato com os estudantes e transmitir para eles o que a literatura de cordel traz como contribuição histórica e cultural.  "Estar aqui é algo que me deixa muito feliz. Acredito que todas as escolas deveriam realizar uma prática pedagógica voltada para a história e ensino da literatura de cordel", defende.

Segundo a diretora da unidade, Fátima Góes, a divulgação do cordel é muito importante para o desenvolvimento da literatura e cultura local. "Essa parceria é boa para Clodomir, no sentido de trazer as alunas para apresentar a pesquisa que foi desenvolvida dentro da biblioteca", explica.