Vice-prefeito prestigia final de Olimpíadas Digitais

Agência Aracaju de Notícias
17/11/2014 20h41

Aconteceu hoje, 17, no Ginásio SESI do Conjunto Augusto Franco a grande final da II Olímpiadas de Jogos Digitais e Educação (OJE). Das 21 Escolas Municipais inscritas, apenas quatro conquistaram o direito de disputar a final.  Esse ano, os alunos da EMEF Gal. Freitas Brandão foram vencedores da Olimpíada e receberam, entre outros prêmios, uma viagem para Recife, onde poderão fazer um passeio cultural pela capital pernambucana. O vice-prefeito José Carlos Machado prestigiou a final dos jogos e premiou a equipe campeã.

O OJE é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e tem como maior objetivo a melhoria na qualidade do ensino Municipal através da utilização de ferramentas tecnológicas. Os Jogos integram as ações do Programa de Tecnologia e Gestão das Escolas - PROTEGE. Todos os alunos que participantes puderam aplicar o que foi aprendido em sala de aula de forma lúdica durante a disputa, onde foram colocados desafios e problemas para que os estudantes resolvessem. Os professores deram todos os subsídios necessários para as resoluções das questões.

O vice-prefeito José Carlos Machado elogiou o programa, dizendo ser uma valorosa ferramenta em busca de um ensino mais qualificado. "Milhares de alunos participaram dessa Olimpíada que complementa a Educação Municipal. O prefeito João Alves juntamente à sua equipe entende que a educação é fundamental, e por causa disso temos o compromisso de transformar o ensino público de Aracaju no melhor dentre as capitais do Nordeste brasileiro. Estou muito confiante que conquistaremos esse título", destacou José Carlos Machado.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Márcia Valéria, o sucesso dos Jogos Digitais se deve a motivação que os alunos recebem ao participar da disputa. "A gente tem a oportunidade de juntar tecnologia, inovação e aprendizagem, que é o mais importante. Com a motivação dos professores que estimularam os alunos, até mesmo pela experiência do ano passado, tivemos mais que o dobro de participantes, ou seja, mais de seis mil estudantes participando dos Jogos. Isso representa bastante, já que toda vez que eles jogam sei que estão aprendendo e não apenas os conhecimentos que são transmitidos em sala de aula, mas também as habilidades socioemocionais, que também trabalhamos na escola. São elementos que chamamos de não cognitivos, mas que tem uma relevância enorme na vida da criança que está iniciando o mundo das relações. Fico radiante com esse tipo de projeto que aproxima os alunos de toda a comunidade escolar e os pais", revelou a secretária.

Campeões 2014

Composta por quatro membros, a equipe Detonautas da EMEF Gal. Freitas Brandão foi a grande vencedora de 2014 com 4989 pontos. A diferença entre os outros colocados foi pequena, demonstrando que a disputa da II Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação estava acirrada.

As quatro equipes finalistas receberam um Vale Cultura, ou seja, uma quantia em dinheiro que poderá ser trocado por livros numa livraria, e celulares. As duas primeiras equipes além dessa premiação, receberam também uma viagem à Recife onde fica a sede da empresa Joy Street, responsável pelo desenvolvimento do Software que proporciona os jogos e está aliado à Semed.

Um dos membros da equipe campeã, o aluno do sétimo ano Érick Santos disse que as Olimpíadas Digitais foram muito emocionantes e que, mesmo sendo a primeira vez que participa, se concentrou para fazer o melhor pela escola.

"Usamos muito o raciocínio para passar nas fases dos jogos e desde o começo a professora e a direção nos ajudaram muito. Estou muito feliz por haver essa Olimpíada e agora poderei conhecer Recife", frisou o aluno.

Bastante emocionada com o desempenho dos estudantes, a diretora da EMEF Gal. Freitas Brandão, Karine Belchior, falou que a conquista das Olímpiadas Digitais deu-se à somação de esforços. "O empenho dos nossos professores em levar todo o conhecimento para os nossos alunos foi primordial. Esses Jogos estão atrelados ao conhecimento e nossos alunos conseguiram assimilar tudo que foi transmitido em sala. Os estímulos que nossos queridos estudantes receberam para participarem dos jogos também foram bastante relevantes", esclareceu.

Presenças

Também prestigiaram o evento o controlador Geral do Município, Edgard D'ávila, o secretário adjunto da Juventude, Esporte e Lazer, Milton Andrade. O poder Legislativo de Aracaju foi representado pelos vereadores, Agamenon Sobral, Manuel Marcos e Ivaldo José Vasconcelos.