Com apoio do Bolsa Atleta, sergipano é campeão mundial de Jiu Jitsu

Juventude e Esporte
19/11/2014 16h38

O sergipano Wancler Oliveira agora é o homem a ser batido dentro do Jiu Jitsu mundial, na categoria até 94 quilos. Este posto foi conquistado com muito suor, garra, fortes dores e bastante determinação durante o Word Master IBJJF Championship, realizado em Long Beach, na Califórnia, Estados Unidos, nos dias 1 e 2 de novembro. O lutador é apoiado pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp).

Durante o torneiro, o bolsista lutou quatro vezes tendo que encarar dois grandes desafios até chegar à medalha de ouro. Na semifinal, o sergipano encarou o atual detentor do título e ainda pegou pressão do primeiro colocado no ranking da categoria. "Quando cheguei na semifinal para lutar, o número um do ranking me disse que era pra deixar o meu adversário cansado para a final. Fui lá e com apenas três minutos de luta finalizei com uma chave de pé", relatou.

Depois da vitória na semi, os olhares para Wancler mudaram porque viram o potencial do atleta sergipano. "Na final, a luta foi bastante dura até os segundos finais. Estávamos empatados em postos até os 30 segundos finais da luta, com uma vantagem para meu oponente, mas puxei ele (adversário) para a guarda e consegui fazer uma raspada caindo montado nele, faltando apenas quatro segundos", conta o lutador os momentos finais de sua maior conquista.

Com a conquista, Wancler encerra o calendário de competições do ano e inicia o tratamento das lesões. Em 2014, o atleta também conquistou o título do Norte Nordeste, realizado em Recife no mês de abril; o terceiro lugar no Brasileiro, em São Paulo no mês de maio; avançou até as quartas de finais no Mundial Adulto nos Estados Unidos e foi campeão Brasileiro por equipes no mês de Setembro, no Rio de Janeiro.

Após o trabalho de recuperação muscular e fisioterapia, o lutador volta a treinar forte focando no Campeonato Europeu de Jiu Jitsu, que será realizado em Lisboa, em Portugal, durante os dias 21 a 25 de Janeiro. "Pretendo chegar 100% recuperado na competição para trazer esta medalha para Sergipe", comenta.

Recepcionando o lutador em seu gabinete, o secretário Carlos Eloy bateu um papo descontraído com o bolsista e perguntou sobre os detalhes da competição. "Wancler sempre foi um dos atletas mais atuantes do programa e faz questão de vestir a nossa camisa. O atleta chegou de viagem ontem a noite, com um fuso horário de cinco horas de diferença, e mesmo assim acordou cedo para partilhar deste gostinho com a Sejesp. Muito obrigado", fala esbanjando satisfação.

Treino

Não foi à toa que chegou ao posto de campeão mundial de Jiu Jitsu, a rotina de treinamento do lutador se estende por mais de cinco horas, seis vezes na semana. "Realizo por cerca de uma hora e meia treino técnico, depois de uma hora e meia a duas treino combate, faço uma hora por dia de preparação física e mais 50 minutos de musculação", finaliza.