Trabalho em equipe foi o segredo dos campeões da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação

Educação
19/11/2014 16h44

Os quatro alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Freitas Brandão, que formaram a equipe ‘Detonautas', foram unânimes ao afirmar que a primeira colocação foi resultado de um trabalho de grupo. "Ficamos juntos o tempo todo. Cada um ajudando o outro", disse Breno de Jesus. "Eu aprendi muito a fazer as coisas com união", acrescentou Erik Santos. Ambos, ao lado Wadson Moura e José Wenerson, foram os campeões da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE). A final foi realizada na última segunda-feira, 17.

A diretora da EMEF Freitas Brandão, Karine Belchior, falou da alegria da comunidade escolar com a conquista dos alunos. "Nós estamos felizes com o desempenho dos alunos, pois eles demonstraram muita competência e determinação. É muito gratificante para a escola, que inevitavelmente agora passa a ter mais uma referência positiva em sua história", comemorou. "Quero parabenizar a secretária Márcia Valéria pelo empenho e pela valiosa oportunidade de estimular o conhecimento através de novos métodos, neste caso com o uso das tecnologias", agradeceu a diretora.

Breno de Jesus, 12, reconheceu que não foi fácil vencer a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação, muito embora ele tivesse a certeza que chegaria até a final. "A gente batalhou muito. Sempre que a equipe passava de fase eu acreditava na final. Quando vi o grupo na final comecei a pensar na vitória", contou. "Esse foi nosso primeiro ano e espero continuar sempre participando. Agora vamos curtir", disse em plena euforia. A equipe campeã, além de ganhar um aparelho celular para cada integrante, irá fazer uma viagem cultural para Recife, cidade sede da Joy Street, empresa responsável pela plataforma digital da OjE.  

Para José Wemerson Silva, 14, a Olimpíada foi um momento para aprender novos assuntos. "Nós descobrimos muitas coisas com os enigmas que tivemos que desvendar. Gostei de tudo. Algumas coisas que eu aprendi em sala de aula consegui lembrar e aplicar nos desafios", colocou o jovem. "Eu não sabia o que era essa Olimpíada. Mas a escola incentivou tanto que a gente começou a gostar. Agora já queremos que chegue logo o próximo ano para continuar participando", revelou.

OjE

A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE) consiste em um serviço educacional que estimula os processos de aprendizagem e o engajamento de alunos e professores com as atividades escolares, através de plataformas digitais que enfatizam o diálogo e a diversão. A OjE funciona como uma rede social rica em jogos digitais e objetos de aprendizagem, apresentados na forma de desafios ao longo de uma aventura que articula habilidades cognitivas e colaborativas. Os desafios da aventura incluem jogos casuais, jogos de leitura e enigmas inspirados na matriz de competências do ENEM, organizados como uma experiência lúdica transformadora do desejo de aprender.

 Com base na plataforma, são realizadas competições envolvendo todas as escolas da rede. Os alunos formam equipes entre si e com seus professores para responder aos desafios e pontuar em diferentes disputas, a fim de ganharem prêmios virtuais e reais em eventos online e presenciais durante todo o ano. Além disso, a OjE também contribui para o sistema de gestão das escolas com ferramentas de monitoração e de mineração de dados que permitem a visualização do desempenho dos alunos em todos os seus ambientes e desafios, em tempo real.