USF Humberto Mourão comemora o Dia Internacional do Homem e celebra o Novembro Azul

Saúde
19/11/2014 17h08

Em comemoração ao Dia Internacional do Homem, celebrado nesta quarta-feira, 19, a Unidade de Saúde da Família (USF) Humberto Mourão, localizada no bairro São Conrado, realizou uma palestra para os homens da Unidade. A ação contou com a parceria da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e também serviu para realizar atividades do Novembro Azul. O público-alvo foram homens entre 20 e 59 anos que receberam orientações de como cuidar de sua saúde para prevenir de doenças como o câncer de próstata. Foram realizados aferição da pressão arterial, verificação da glicemia capilar, além de medição de peso, altura e circunferência abdominal.

De acordo com o enfermeiro da unidade, Fabrício Almeida, o objetivo foi promover a sensibilização entre os homens quanto ao cuidado com a sua saúde. “Esse mês de novembro estamos realizando ações do novembro azul, e especificamente hoje estamos comemorando o Dia Internacional do Homem, que é uma data pouco conhecida, mas que é celebrada desde o ano de 1999. O objetivo dessa data é promover um momento de reflexão entre os homens para que eles revejam seu papel enquanto cidadãos que fazem parte da família e da sociedade”, explica.

Fabrício ainda destaca que, durante a ação, os homens tiraram dúvidas sobre os tipos de câncer e sobre como pode ser feita a prevenção.  “Percebemos que, por falta de informação e orientação, muitos homens não cuidam de sua saúde. Às vezes medidas tomadas em casa e no trabalho podem ser úteis para ter uma saúde melhor. Enfatizamos sobre a questão da higiene que pode prevenir o câncer de pênis e da importância de ter uma boa alimentação, de fazer atividade física, não fumar e de participar do planejamento familiar. Queremos que eles reflitam e sejam multiplicadores dessas informações”, destacou o enfermeiro.

José Carlos foi um dos homens que participou da palestra e saiu satisfeito com as orientações dadas. “Eu entendi a palestra e foi bastante explicativa. Não sabia que existia câncer de pênis, sempre me cuido, mas não imaginava que falta de higiene poderia gerar um câncer. Gostei muito das informações e pretendo ser um multiplicador e passar essas orientações para outros homens”, enfatiza.

Para Geraldo Vicente Santos, 48 anos, o debate serviu para aprimorar seu conhecimento. “Tem assunto que eu não sabia com tantos detalhes e hoje saio dessa palestra entendendo a importância do homem se cuidar. Às vezes a gente acha que sabe de tudo, mas hoje saio bem mais esclarecido. Antes eu não sabia que existia uma lei que dava o direito de do homem acompanhar a esposa na hora do parto e agora eu sei”, diz.

É importante lembrar que os homens que receberam as instruções ainda serão acompanhados regularmente através de um cadastro, para que eles continuem comparecendo na Unidade e cuidando da saúde regularmente.