Bairro Santos Dumont receberá o Pró-Mulher neste domingo

Assistência Social e Cidadania
20/11/2014 10h51

As ações de saúde do Pró-Mulher... Pró-Família, programa de combate ao câncer de colo do útero, estarão sendo levadas às mulheres em idade fértil do bairro Santos Dumont, no próximo domingo, a partir das seis horas da manhã. Toda a estrutura do programa, que atende em média 600 mulheres por edição, estará montada na Escola Municipal Olga Benário, onde serão realizados os exames preventivos.

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, o Pró-Mulher oferece os exames preventivos contra o câncer de colo do útero e encaminha para tratamento na Unidade de Saúde da Família Sinhazinha as pacientes que precisam de tratamento contra a doença.

O programa ainda disponibiliza o teste rápido de HIV, o exame de glicemia e a aferição da pressão arterial. "Convidamos as mulheres a reservarem este domingo para cuidarem da saúde, para fazerem os exames que previnem contra uma doença que oferece tanto risco de morte, mas que se for descoberta logo há excelentes possibilidades de cura", conclamou a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita.

Câncer de colo do útero

O câncer do colo do útero surge na parte inferior do útero.  Na maioria dos casos, surge de uma infecção não tratada. Mesmo assim, tem boas chances de cura, se tratado no início. O câncer do colo do útero é uma doença que se desenvolve devagar.  Em sua fase inicial não apresenta sintomas, por isso se diz que é silenciosa. Mesmo com uma lesão no colo do útero, a mulher pode não sentir nada. Por isso, apenas o exame preventivo pode descobrir qualquer alteração. No início, o câncer também não dá sinais.