Aracaju promove III Seminário de Integração Ensino e Serviço em Saúde

Saúde
20/11/2014 16h02

Centenas de estudantes e profissionais de saúde se reuniram para o III Seminário de Integração Ensino e Serviço em Saúde, promovido pela Saúde de Aracaju, através do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps). O seminário foi aberto nesta quinta-feira, 20, data em que também foram realizados pela Saúde Municipal o II Encontro Inter PET’s e I Fórum de Preceptoria.

A abertura aconteceu no Teatro da Universidade Tiradentes (Campus Centro) e teve a apresentação musical da Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju (Oscar).

Participaram do seminário o secretario interino da Saúde de Aracaju Luciano Paz, e o secretário adjunto, Adalberto Canuto. O evento contou com a parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit) e escolas técnicas, sendo acompanhado também pela representante da Unit, Maria Pureza Santa Rosa, do Ministerio da Saúde, Nubia Deglaz Nunes; da Secretaria do Estado da Saúde (SES), Amanda Cruz Porto Pires; da Universidade Federal de Sergipe (UFS)  Rosa Maria Bragança Garcez;  da Fase, Valmira dos Santos. Representantes das escolas técnicas do SUS, Déia Maria e da coordenação do Ceps, Maria José de Freitas também prestigiaram a abertura.

No inicio do seminário, o secretário da Saúde falou da importância que uma equipe capacitada de gestores e profissionais tem na busca por soluções e melhorias nos serviços do SUS mantidos pelo Município. “A capacitação e os treinamentos voltados para qualificação dos profissionais são formas importantes de direcionamento das atividades voltadas para levar serviços que atendam efetivamente necessidades em saúde da população”, disse.

Luciano Paz reforçou que “a Secretaria da Saúde assim como toda empresa ou órgãos público necessita de um corpo de profissionais qualificados e orientados para gerar um trabalho com qualidade, vinculando a realização das ações com resultados efetivos a população”.  Segundo o gestor, um dos maiores desafios do serviço público é obter um bom desempenho na gestão, alinhando a gestão de pessoas e de processos.

A coordenadora do Ceps, Maria José de Freitas Pereira, reforçou que a meta do Seminário é ampliar e fortalecer o eixo de articulação ensino-serviço, contribuindo para a formação de profissionais de saúde tanto do nível técnico como de graduação e pós-graduação.

“O Centro Educação é o principal executor da Política Nacional de Educação Permanente em nível do Município de Aracaju. Nosso intuito é aproximar o mundo das universidades e escolas a realidade do trabalho, discutindo responsabilidades e competências. Com seminário refletiremos ainda o nível potencial das ações de fortalecimento do processo de integração ensino-serviço, reforçando a responsabilização na qualidade dos profissionais que temos a responsabilidade de formar”, explicou.

Por meio do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), Aracaju oferta cursos, capacitações e especializações para trabalhadores do SUS e outras redes de assistência.

Profissionais que se inscreveram no seminário, como a enfermeira Silvana Neto que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado de Souza, elogiaram a oportunidade ofertada pelo Município. “É uma forma de acompanharmos o que as universidades e pesquisadores estão pensando a respeito da importância do ensino, serviço, aprendizagem no contexto do SUS”, explicou.

A assessora da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Segets) do MS, Maria Auxiliadora, foi uma das convidadas para palestra e mesa de debates. Maria Auxiliadora enfatizou que o seminário representa o êxito da parceria entre órgãos públicos, instituições de ensino e trabalhadores. Na opinião dela, o encontro é também um momento estratégico de reunião entre gestores, trabalhadores visando aperfeiçoar os programas de trabalho.

“Vimos o envolvimento de muitos servidores da saúde e universitários durante os debates. Foi uma oportunidade de dar continuidade a trabalho que vem sendo feito de organização da gestão no SUS. Discussões sobre a analise dos processos relativos à saúde sempre devem continuar acontecendo. Estes são fóruns estratégicos e permanentes que fazem a diferença na busca por melhorias no cotidiano dos serviços de saúde”, afirmou à assessora.

A assessora da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Núbia Brelaz Nunes, também acompanhou as atividades. Núbia Brelaz anunciou que o Ceps agora faz parte de uma rede e 36 escolas de saúde pública reconhecidas pelo MS. O Centro de Educação conseguiu a certificação do MS diante dos relevantes serviços prestados a sociedade e por atender a critérios como infraestrutura, projetos pedagógicos, elevado número de pessoas formadas e qualidade dos cursos ofertados.

 “É reconhecimento que legitima o trabalho das equipes que atuam na educação em saúde. É fruto de um processo que vem sendo desenvolvendo ao longo de alguns anos nesse Município. Por meio de portarias, as escolas recebem incentivo o Ministério da Saúde para que continuem capacitando, levando cursos e especializações importantes na formação de trabalhadores de nível médio e técnico que atuam no SUS”, revelou Núbia Brelaz Nunes.

Confira as próximas atividades do seminário:

2º Dia – Manhã - 21/11/2014

08 às 17h – Fórum de Diálogo e Pactuação entre Diversos Atores Sociais Envolvidos na Preceptoria no SUS/ Aracaju

08 às 12 horas - Rodas de Conversa

01 - A Reorientação dos Cursos de Graduação em Saúde

Profº. Dr. Marco Antônio Prado Nunes

02 - Discutindo Residências: Sedimentação dos Saberes

Esp. Maria Amenildes Silva Lima

03 - O Papel do PET na Formação dos Graduandos para o SUS

Msc. Marcus Valérius da Silva Peixoto

Fransley Lima Santos - SEGETS/DEGES/MS

Scheilla Maria Franco Costa - SEGETS/DEGES/MS

04 - Formação Técnica: Valorização Profissional

Núbia Brelaz Nunes – SEGETS/MS

Esp. Alessandra Amado Ribeiro

Esp. Alessandro Augusto Soledade Reis

Esp. Maria José de Freitas Pereira

05 - Metodologias Ativas: Valorização do Saber

Dra. Karine Vaccaro Tako

Esp. Flávio Martins Shimomura – Sírio Libanês                     

06 - NASF: Uma Estratégia para o Fortalecimento da Politica de Atenção Primária à Saúde

Msc. Clesimary Evangelista Molina Martins

07 - Práticas Integrativas e Complementares: Uma    Politica de Valorização do Saber Cientifica e Po -pular

Esp. Simone Maria Leite Batista

08 - A Humanização como Política Transversal na Rede SUS/Aracaju.

Msc. Simone Maria de Almeida Barbosa

09 - Telessaúde: A Informação Contribuindo para os Processos de Trabalho e Formação dos Profissionais de Saúde.

Esp. Rosiane Azevedo da Silva Cerqueira

2º Dia – Tarde - 21/11/2014

13:30 às 17 horas

Sessão de Comunicação Oral

Sessão de Pôsteres

Encerramento das Atividades