EMEF Freitas Brandão comemora o Dia Nacional da Consciência Negra

Educação
20/11/2014 17h22

Na tarde desta quinta-feira, 20, data em que é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Freitas Brandão participaram de diversas atividades relacionadas à valorização da identidade negra e combate à discriminação. "Nossas ações são realizadas cotidianamente. No entanto, neste dia 20, com o apoio de todos os professores e o grande envolvimento dos alunos, decidimos promover uma série de exposições culturais e sociais", destacou a diretora Karine Belchior.

"Nossa ideia é promover a igualdade racial e debater temas importantes sobre o assunto. Com esse evento pretendemos valorizar o Dia da Consciência Negra e manter esse tema sempre em pauta", disse a diretora. "Faz parte das atividades pedagógicas da escola falar sobre as conquistas dos negros sempre enfatizando os valores éticos e humanos", acrescentou Karine.

O evento, que contou com exposições de vídeos, danças e poesias, teve a presença do cordelista Patinhas, ex-aluno do Freitas Brandão durante a década de 60. Na oportunidade ele declamou um cordel em homenagem à escola e falou da sua vida enquanto poeta. "Ser poeta não é fácil e mais ainda quando somos negros. Eu tive muitas dificuldades, sofri com a discriminação, mas hoje me sinto contente e realizado diante de todas as situações. Estou muito feliz em retornar para a escola e poder contar um pouco sobre a minha vida e meu trabalho", disse.

Para o professor de inglês, Rogério Tenório de Azevedo, o  dia da Consciência Negra na escola Freitas Brandão tem enorme relevância considerando a história urbanística do bairro Suíssa. "O bairro onde está localizada a escola tem suas raízes na cultura africana. É um local onde moram muitos negros e seus filhos que, por consequência, são alunos desta unidade de ensino, assim como outros de bairros como Lamarão, Santos Dumont e Santa Maria. É fundamental trabalhar esse Dia da Consciência Negra para mostrar e resgatar a história que envolve a região", ressaltou o professor.

O aluno do 6º ano Maycon Jefferson considerou muito importante o Dia da Consciência Negra. "Esse é um momento para refletir. Sabemos que existe discriminação em todos os lugares e precisamos combater isso. Além de ser negro, sou da religião do candomblé e sei como é ser discriminado", contou o jovem.  No evento promovido pela EMEF Freitas Brandão foram abordados conteúdos sobre a identidade negra, a luta dos negros no Brasil, história da África e cultura afro-brasileira.

Dia

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares - situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.