Livro Libertação da Saúde Mental é lançado na Biblioteca Clodomir Silva

Cultura
21/11/2014 11h10

A Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebeu na noite desta quinta-feira, 20, o lançamento do livro "Libertação da Saúde Mental", do escritor Marco Aurélio da Silva. Portador de esquizofrenia, o autor faz tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e decidiu compartilhar as experiências de seu tratamento através da literatura.

Estiveram presentes na ocasião amigos e pacientes que fazem tratamento no mesmo Centro de Atenção que o autor. Ao longo de dez anos de tratamento, Marco Aurélio escreveu quatro livros, e por conta própria custeou a impressão de 500 exemplares do seu mais novo trabalho. "Uma das maiores dificuldades que tenho encontrado é patrocínio, pois não consegui ajuda de ninguém para poder imprimir meu livro", afirma.

Sociabilização dos usuários

No livro, Marco Aurélio criou personagens fictícios para narrar o antes e o depois do tratamento nos antigos manicômios, contando a história de uma criança de sete anos chamada Joana, que por presenciar o assassinato do pai e suicídio da mãe, acaba desenvolvendo esquizofrenia e depois de 14 anos trancada num quarto dos fundos de uma usina de cana-de-açúcar, é levada para o manicômio onde recebe maus tratos. 

"Também faz parte do tratamento a sociabilização dos usuários, não é mais um tratamento fechado como era antes, demonstro no meu livro como ficou melhor cuidar dos usuários fora desse ambiente, como é possível obter resultados positivos tratando deles dentro do circulo familiar e da sociedade", comenta Marco.

Genivaldo Ferreira levou sua irmã, Jeane Ferreira, que é portadora de esquizofrenia e faz tratamento no mesmo centro de atenção que Marco Aurélio, para o lançamento do livro. Para ele o CAPS acolhe muito bem os pacientes, sendo uma ótima opção paras as famílias que tem pessoas com doenças mentais. "Longe das propostas de antigamente, que excluía socialmente todas as pessoas que sofria com algum tipo de transtorno mental, o CAPS é uma instituição bastante válida, porque acolhe os pacientes e faz com que eles possam interagir com o mundo fora do ambiente de tratamento", comenta.

A diretora da unidade, Fátima Góes, fala que a Biblioteca Clodomir sempre está de portas abertas para receber todos que queiram lançar livros ou expor seus trabalhos, "Eventos como esse em nossa biblioteca, são muito importantes porque valoriza a casa de leitura. Nessas ocasiões recebemos as pessoas que chegam para participar e acabam se interessando em conhecer todas as nossas instalações, como também proporcionamos as pessoas que frequentam a Clodomir, a oportunidade de fazer parte de um momento como esse", comenta.

O autor agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju para realizar o lançamento de seu livro e o apoio do CAPS. "Tem uma equipe maravilhosa de profissionais que tratam os pacientes no CAPS que frequento, todos eles tem sido muito importantes pra mim, porque temos um tratamento humanizado, com respeito e compreensão e isso é fundamental para melhoria de todos que são tratados lá", conclui Marco Aurélio.