Funcaju comemora o Dia da Consciência Negra com programação no Mirante

Cultura
21/11/2014 11h26



O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado na quinta-feira, 20, foi marcado por festa, teatro, música e danças no Mirante Praia 13 de Julho, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).  As apresentações fizeram referência também ao Dia do Músico, celebrado no dia 22 de novembro e aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

"Acho que qualquer entidade cultural tem o dever de ressaltar esta data, como forma de valorizar as nossas etnias, principalmente no caso da etnia negra, que contribuiu de tantas formas para a formação da nossa identidade cultural. Contribuiu com ritmos, música, culinária, vestimentas e de tantas outras formas importantes", ressaltou a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.

Programação

A programação iniciou com apresentação do grupo Afoxé Omo Oxum, que completou 10 anos em 2014 e também é tema da exposição fotográfica, que está aberta no Mirante até dia 08 de Dezembro. Com acervo e curadoria da museóloga, Janaina Couvo, a exposição traz fotos tiradas ao longo de 10 anos de histórias do grupo que nasceu a partir da tradicional casa de candomblé de Mãe Marizete. 

"Esta exposição é resultado de nove anos de pesquisa fotográfica acompanhando a história do Afoxé Omo Oxum. Estou muito feliz com a apresentação e a exposição por darem mais visibilidade ao meu trabalho e a esta cultura, que já sofreu e ainda sofre tanto preconceito, mas que está conquistando respeito dentro da sociedade, afirmando sua identidade étnica cada vez mais", defendeu Janaína Couvo.

A celebração continuou com apresentações da Escola de Artes Valdice Teles, que trouxe o Coral Encanto, Duo de Violino, Grupo Maculelê, Teatro da Trupe da Valdice, Batuque do Erê e Chorinho Atrevido. "Hoje o mirante está em festa e aproveitamos para fazer uma série de apresentações que homenageiam estas duas datas importantes, o Dia do Músico e o Dia da Consciência Negra", conta o diretor da Escola de Arte, Eugênio Enéas dos Santos.

A exposição de fotos conta ainda com uma escultura e máscaras do artista, Jerônimo Freitas. "A escultura que estará no Mirante, é uma peça exclusiva feita especialmente para homenagear esta data. Considero o Dia Nacional da Consciência Negra muito importante, pois exalta uma cultura que existe no nosso país e que precisa ser vista, reconhecida e, sobretudo, respeitada", afirma o artista.