Comissão da A3P da Sema participa de seminário na Semarh

Meio Ambiente
21/11/2014 12h19

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh) realizou na manhã desta sexta-feira, 21, no auditório da Codise, o 1° Seminário de Coleta Seletiva da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O evento contou com a participação da Comissão da A3P da Sema que durante este semestre tem se reunido mensalmente para deliberar ações pontuais a serem aplicadas ao órgão ambiental municipal.

“O seminário teve por objetivo aprimorar e ampliar as ações de sustentabilidade na gestão pública e reforçar a implementação da A3P nos órgãos públicos. É notória a necessidade de se propiciar encontros que enfatizem o desenvolvimento de atividades de responsabilidade socioambiental como prevê o programa A3P, uma vez que a mudança de hábitos se dá de maneira processual e continuada”, explica o secretário da Semarh, Genival Nunes.

Na Sema, a Agenda Ambiental na Administração Pública  irá trabalhar nos eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; contratações de bens e serviços com sustentabilidade e implementação de critérios para construções sustentáveis.

A secretaria ainda realizará, através da Assessoria de Comunicação, campanhas, cursos e produção de material educativo. “O objetivo da A3P é promover a economia de recursos naturais e a eficiência de gastos institucionais, e para que o projeto tenha êxito, é necessária a participação de todos. Por isso, a Assessoria de Comunicação da Sema fará um projeto educativo de comunicação visual a ser implantado em cada setor da secretaria”, pontua a chefe da Assessoria de Comunicação, Sheyla Morales.

DIAGNÓSTICO

No mês de outubro, foi entregue ao coordenador da A3P na Sema, Cleverton Costa, o levantamento do Patrimônio 3R realizado pelos setores do órgão ambiental. O coordenador informa que o diagnóstico de todo levantamento está finalizado e será discutido na próxima reunião da comissão.

"O levantamento construiu a análise SWOT pelos servidores, indicando os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças, traçando assim um panorama dos desafios que a Sema enfrentará em relação aos eixos "Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho" (QVT), "Práticas Ambientalmente Corretas" e "Gestão Resíduos na Sema"", informa o coordenador da A3P na Sema, Cleverton Costa.