Saúde de Aracaju realiza I Fórum de Preceptoria no SUS

Saúde
21/11/2014 14h24

Preceptores são profissionais de saúde que orientam e acompanham estudantes de graduação durante estágios e atividades práticas com vivência em serviços e unidades de saúde. Com intuito de articular as atividades entre instituições e regular normas pertinentes a este trabalho de preceptoria, a Saúde de Aracaju em parceria com universidades e organizações promoveu o I Fórum de Preceptoria no SUS.

O evento lotou diversas salas da Universidade Tiradentes (Unit), Campus Farolândia, durante esta sexta-feira, 21. Profissionais, professores e coordenadores de diversos cursos da saúde estivem reunidos em debates e rodas de conversa.  

A coordenadora de educação permanente da Funesa e bolsista do programa de formação de preceptores do Instituto Sírio Libanês, Lavinia Aragão Trigo de Loureiro, foi uma das  convidadas para ser facilitadora do fórum. Na opinião dela a Saúde de Aracaju vem realizando um trabalho pioneiro de organização das ações de preceptoria.

“Este encontro é fruto de um projeto aplicativo criado pelos próprios alunos preceptores de Aracaju que estão se especializando no curso de educação em saúde para preceptores no SUS que é custeado com recursos públicos”, afirmou à coordenadora.

Lavínia Aragão explicou que pensar nos preceptores é pensar em atores estratégicos que estão nas unidades de Saúde recebendo o estudante que ainda esta se formando e se graduando. “Esse encontro contribui para diminuir cada vez mais essa lacuna que existe entre a universidade e a prática do serviço”, explicou.

A nutricionista Leise Nascimento Moreira também participou do fórum, ela atua como preceptora no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos e acredita que o evento foi uma oportunidade de discutir ferramentas de trabalho mais eficientes na formação dos futuros profissionais de saúde.

“Estar no fórum é um privilégio, pois é uma forma de aproximar os capacitores e instituições de ensino para juntos discutirmos as metodologias de ensino que podem ser utilizadas e quais ferramentas que contribuam para levar de forma prática o conhecimento aos estudantes”, observou.