João Alves mobiliza prefeitura para solução harmoniosa entre Bares e Meio Ambiente

Agência Aracaju de Notícias
21/11/2014 16h55

Preocupado com a situação dos donos de bares e restaurantes da área do litoral aracajuano, o prefeito João Alves Filho se reuniu com os empresários para informar que a Prefeitura de Aracaju está tomando todas as medidas necessárias para que a decisão do Ministério Público Federal em demolir todos os restaurantes do local seja revogada. Os empreendedores agradeceram ao prefeito de Aracaju o apoio e preocupação com a causa, já que a determinação envolve diretamente o setor turístico que é a área que mais emprega no mundo.

João Alves declarou em reunião que, desde o primeiro momento que soube da determinação do Ministério Público Federal em demolir todos os bares da região litorânea, partindo da Orlinha da Coroa do Meio até os bares da Sarney, está dialogando com pessoas que possam ajudar na resolução do caso, porque o prefeito entende que o bem estar da população e o setor turístico serão inteiramente afetados.

"Tenho me reunido com Eduardo Matos, que além de ser secretário do Meio Ambiente é também membro do Ministério Público Estadual e um grande conhecedor do direito ambiental, e com o nosso procurador Carlos Pinna Júnior para tentar articular pareceres jurídicos e tentarmos reverter essa situação que afeta nossa população. Os donos de bares têm meu apoio total e irrestrito. Já fui a Brasília, quinta-feira, buscando maior entendimento com o MPF, porque não considero solidariedade apenas dar um tapinha nas costas e dizer que apóia, temos que ir a luta. Entendemos que essa será a maior obra antissocial contra a família sergipana", declarou o prefeito revelando que os empresários têm um papel fundamental para o atendimento ao turista e para o lazer do aracajuano, além de serem os maiores geradores de emprego do setor.

"Nossa solidariedade não é apenas com os donos de bares e restaurantes e sim com Aracaju. O turismo hoje é atividade que mais gera empregos em Aracaju e, se houver essa demolição, estaríamos liquidando o turismo em Sergipe. Seria primeiro o desemprego em massa nos bares e restaurantes e, posteriormente, nos hotéis. Os turistas que vêm à Aracaju vêm em busca do lazer na praia, mas quando se fala nisso não é apenas o banho de mar e sim de toda a infraestrutura que ela oferece. É grande o temor com essa destruição e isso não pode acontecer com Aracaju. Não posso dizer que tudo está resolvido, mas que estamos no caminho certo e vamos atrás de quem puder nos ajudar", destacou.

A Senadora Maria do Carmo Alves também esteve presente na reunião e prestou solidariedade aos donos de bares e restaurantes. "Esses empreendimentos são meios de sobrevivências de várias famílias e não pode ser acabado aleatoriamente. Estou à disposição de todos para encontramos uma melhor solução para o caso", finalizou a Senadora colocando o seu gabinete em Brasília a disposição dos comerciantes.

Apoio

Após declarar seu empenho em ajudar os empresários do setor, o João Alves foi elogiado pela postura e pela disposição em reverter essa decisão do MPF. O vereador Agnaldo Feitosa, líder do governo na Câmara de Vereadores, agradeceu o comprometimento da equipe da Prefeitura de Aracaju. "Essa é uma questão que envolve a todos do Estado, até porque com a queda do turismo em Aracaju, Sergipe inteiro fica comprometido. O prefeito João Alves é um homem sério e entendeu que com a gravidade da questão, ele mesmo deveria tomar a frente para resolver e não apenas os secretários", concluiu o vereador cobrando ainda uma participação ativa também do governo do Estado na questão.

A rede hoteleira, também está bastante preocupada com o rumo que pode tomar caso a decisão do MPF seja cumprida. Pensando nisso, Fábio Libório, vice-presidente da ABIH (Associação Brasileira de Indústria Hoteleira de Sergipe) elogiou a postura do prefeito e garantiu que toda a cadeia produtiva do turismo será prejudicada.

"Até mesmo a rede que atende o turismo indiretamente será atingida, como produção de bebidas, alimentos e até mesmo a aviação. Hoje temos um fluxo da malha aérea para Sergipe, especificamente para Aracaju, de 30% destinado a turismo de lazer. João Alves é um entusiasta do turismo que ama Aracaju e está mostrando o que vai fazer passa salvaguardar os bares e restaurantes", enfatizou.

Entenda o caso

De acordo com Alberto Campos, presidente da Associação dos donos de bares e restaurantes da Sarney, as perícias realizadas em 2010 pelo Ministério Público apontaram como irregulares todas as construções próxima a praia, até mesmo os condomínios. Para que essa situação fosse regularizada o MPF fez uma série de exigências para que as normas ambientais, sanitárias e a ocupação do solo fossem aplicadas.

"Realizamos todas as obras que foram determinadas pelo Ministério Público como fossa selada, uso adequado do solo de até 500 metros quadrados e muitas outras obras. Após regularização e fiscalização, foi gerado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) apenas para assinarmos. O processo está parado há cinco meses e para nossa surpresa chegou agora essa nova ação", revelou o presidente da Associação.

Empenho Pessoal

Finalizando, o prefeito João Alves, após ouvir os agradecimentos e elogios dos empresários, afirmou que seria cômodo para ele designar que os secretários resolvessem a situação, mas diante da gravidade do caso, resolveu ele mesmo mergulhar de cabeça, inclusive suspendendo toda a sua agenda para cuidar de tão importante e preocupante assunto.