Público masculino participa e ações do Novembro Azul

Saúde
24/11/2014 16h03

Usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto César Leite, no bairro Santa Tereza,  participaram no último sábado, 22, de uma manhã dedicada exclusivamente à saúde do público masculino. Cerca de 100 usuários foram atendidos pela equipe de trabalhadores da saúde e participaram de exames como aferição da pressão arterial, medição da glicemia, testes rápidos para sífilis e HIV, além de palestras voltadas à orientação da saúde bucal e da prevenção do câncer de próstata. A ação contou com a parceria da Academia da Cidade que promoveu um campeonato de futebol entre usuários e funcionários.

Segundo a gerente da Unidade, Rosemary Silva do Carmo, a iniciativa foi uma forma de atrair o público masculino, alertando-os para os cuidados. “Foi uma manhã bastante proveitosa, alcançamos nosso objetivo, que era trazer os homens para a Unidade - público este que sempre gera uma maior dificuldade de acompanhar, uma vez que os mesmos só procuram a Unidade de Saúde quando os casos de doença já estão bem avançados”, destacou a gerente.

Esta atividade fez parte das comemorações do Novembro Azul - mês dedicado à prevenção do câncer de próstata e diabetes. A ação ainda promoveu um momento de reflexão entre os homens fazendo-os rever seu papel enquanto cidadãos, responsáveis pelo sustento do lar (na maioria dos casos). “Os homens que receberam as instruções serão acompanhados regularmente através de um cadastro, para que eles continuem comparecendo até nossa Unidade, dando continuidade aos cuidados com a saúde”, disse a Gerente.