Saúde de Aracaju abraça campanha de combate à agressão feminina

Saúde
24/11/2014 18h24

Para marcar os "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência conta a Mulher", a Saúde de Aracaju fará abertura da exposição "Colorindo a Dor" nesta terça-feira, 25, às 8h, na sede da Secretaria (Rua Sergipe, nº 1310). A coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe assina a curadoria do evento que terá também a distribuição de brindes aos visitantes.

A data escolhida para a abertura das atividades (25 de novembro) faz alusão ao "Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher", e prossegue em celebração até o dia 10 de dezembro, culminando com o "Dia Internacional dos Direitos Humanos". A Campanha dos "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência conta a Mulher", terá as participações dos Programas de Saúde da Mulher, Coordenação de Promoção da Saúde e Núcleo de Prevenção e Acidente (Nupeva). Além desta ação (na sede da secretaria), outras atividades serão realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e também acontecerá mobilização com Agentes da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, convocando os homens a abraçar esta causa.

A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila Borges, reforça que a violência contra a mulher quando não mata, deixa feridas físicas, emocionais, psíquicas e causa danos ao longo de toda uma vida de sofrimento. "Muitas vezes o efeito da agressão é silencioso, que se manifesta em baixa autoestima, culpa, medos, vergonha e dificuldades de relacionamento e de afetividade. É preciso dar um basta e para isso faz-se necessário um esforço coletivo da sociedade e das instituições governamentais para juntos criarmos alternativas para superarmos tanto machismo e tamanha opressão", explica, reforçando que em breve a programação do evento será divulgada pela Saúde de Aracaju.

Para o dia de abertura, Cristiani Ludmila diz que foi feito um apelo para que os servidores da Saúde de Aracaju usem alguma peça de roupa branca, em alusão à promoção da paz. "Após a sede, iremos também passar pelas Unidades de Pronto Atendimento Nestor Piva e Fernando Franco, além de realizarmos outras ações nas USFs".

As ações contarão com o trabalho conjunto de diversos setores da Saúde Municipal como Programa de DST/Aids e Hepatites Virais, e, órgãos como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Secretaria da Defesa Social, Guarda Municipal e Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas).