USF Edézio Vieira realiza oficina pedagógica para idosos

Saúde
24/11/2014 18h35

Na tarde desta segunda-feira, 24, a Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo, localizada no bairro Siqueira Campos, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), realizou a Oficina Pedagógica “Educar e Aprender”. A ação, que foi desenvolvida para o grupo de idosos da unidade, teve o objetivo de montar a “Tenda de Contos” para resgatar objetos antigos e fazer com que os idosos relembrassem histórias do passado.

De acordo com o coordenador da Oficina Pedagógica, Carlos Augusto Santos, a oficina é um momento de terapia para os idosos compartilharem experiências. “Nós montamos um cenário com coisas antigas e pedimos aos idosos para escolher um objeto e contar uma história fazendo uma releitura do que o objeto marcou em sua vida. O cenário é típico dos anos 40, com objetos geralmente usados no interior, como pilão e cadeira de balanço. Geralmente, cada pessoa pode trazer o material que se identifica e vim contar a sua história. É uma maneira de comunicação e interação, pois em casa muitos idosos não conseguem ser ouvidos, então aqui é o momento de ouvir cada um. É uma forma deles interagirem, trazendo a vivência que eles tiveram no passado”, explica.

Carlos Augusto ainda destaca que a tenda é uma das atividades do projeto realizado há quatro anos, através da oficina pedagógica. “Esse projeto foi desenvolvido no Rio Grande do Norte. Hoje estamos difundindo nas 43 Unidades de Saúde de Aracaju. Além da tenda, nós levamos massagem, acupuntura e outras ações relacionadas à saúde”, afirma.

A enfermeira da Unidade, Fernanda Cruz, diz que o grupo de idosos já realiza atividades, mas a oficina faz eles interagirem ainda mais. “É uma ação importante para reunir os idosos na Unidade. O grupo já existe e sempre realiza vários tipos de atividades. Com a oficina conseguimos realizar uma dinâmica de integração. Eles são muitos ativos e gostam de participar desses tipos de atividades”.

Segundo Ozanilde Oliveira, integrante do grupo de idosos, participar dessa oficina é muito bom para relembrar o passado. “Cada objeto tem um significado pra nós que somos idosos. O pilão, por exemplo, eu me lembro de muita coisa, pois a gente pilava café e castanha. Já a panela de barro a gente fazia cuscuz, e hoje em dia não tem mais isso. Outro objeto que eu gosto é a máquina de costura, pois enquanto costurava, ficava eu e minhas irmãs cantando e se divertindo. Então são muitas lembranças da nossa vida de antigamente. Essa tenda é especial para reviver momentos e ouvir as histórias de outras pessoas também”, ressalta a idosa.