Técnicas de Maceió conhecem como funciona os Diários Classe Eletrônicos implantados na rede de ensino de Aracaju

Educação
24/11/2014 18h50

Conhecer "in loco" como funciona na prática os Diários de Classe Eletrônicos por meio de tablets implantados na rede municipal de ensino de Aracaju. Este foi um dos objetivos da visita da diretora do Departamento de Gestão Democrática da Secretaria Municipal da Educação de Maceió (Semed), Marta Palmeira Melo, que esteve na manhã da última sexta-feira, 21, na EMEF Anísio Teixeira, primeira escola piloto do projeto. 

Antes da visita a EMEF Anísio Teixeira, as técnicas de Maceió estiveram reunidas na quinta-feira, 20, com a secretária Municipal da Educação de Aracaju, professora Marcia Valéria Lira Santana, e com o diretor do Departamento de Educação Básica, Dênison Sant´Ana, quando na oportunidade a secretária informou que tudo aconteceu a partir da mudança da legislação.     

Marcia Valéria Lira Santana, informou que a visita foi motivada em função de uma palestra que ela fez no início deste mês em São Paulo, no Fórum Líderes de Educação, quando na oportunidade a secretária da Educação de Maceió (AL), Ana Dayse Doréa, também participou do evento e ouviu a palestra se interessando em conhecer os projetos implantados da Semed da capital sergipana.  

"Foi a partir dessa palestra que fiz que a Semed de Maceió enviou duas técnicas para conhecer nossos projetos e gestão. Elas saíram satisfeitas com o que encontraram aqui, principalmente em relação ao objetivo da vinda: a nossa modificação da Base da Legislação que são os elementos da gestão escolar com o foco no Pacto da Gestão. Elas ficaram surpresas com o que viram in loco", destacou.

Desta forma, concluiu Marcia Valéria, estamos abertos a uma segunda visita não só dessas técnicas da Semed de Maceió, mas também, de outros municípios brasileiros, a exemplo de Petrolina (Pernambuco) e Belo Horizonte (Minas Gerais).    

Técnicas conhecem o funcionamento e benefícios do Diário Eletrônico

Marta Palmeira, que estava acompanhada da técnica do Departamento de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, Rosilene Alves dos Santos, disse que sua vinda à capital sergipana visa conhecer não só o funcionamento dos Diários de Classe Eletrônicos, mas toda a dinâmica da Semed de Aracaju no que se refere ao trabalho inovador que vem sendo feito pela secretária Marcia Valéria Lira Santana a frente da pasta.

"Para minha surpresa o projeto dos Diários Eletrônicos em funcionamento aqui na Semed de Aracaju é muito inovador. Afinal de contas, a escola tem que avançar. Inclusive, o MEC tem incentivado as Secretarias de Educação a investirem em tecnologia, e aqui na rede municipal estamos vendo que é possível inovar tecnologicamente visando a melhoria e a qualidade da aprendizagem", avaliou.

Outro motivo da visita, salientou Marta Palmeira, foi visando conhecer também a ação da Semed de Aracaju em relação aos concursos e as certificações, já que em Maceió a secretaria se prepara para implementar uma modernização na Legislação. "Queremos fazer como aqui, melhorar o que é ofertado aos candidatos e obter a resposta deles", explicou.

Marta Palmeira afirmou que a ideia é melhorar a postura dos professores e oferecer um bom suporte para resultar numa melhor qualidade dos serviços, como está acontecendo na rede municipal de ensino de Aracaju. "Após essa visita, vamos estudar e ver a possibilidade de implantar essas inovações que estão ocorrendo e dando certo na educação pública municipal daqui. Esta visita foi interessante e proveitosa", concluiu.

A professora Danielle Melo, articuladora tecnológica da EMEF Anísio Teixeira, foi quem explicou para as técnicas de Maceió todo o funcionamento dos Diários Eletrônicos. A diretora Ednalva Silva Santos, informou que desde janeiro deste ano que os professores já utilizam os tablets para fazerem as chamadas, estimativas de faltas e lançarem os conteúdos, bem como, as médias das avaliações.

Até o projeto começar efetivamente em 2015, Ednalva Silva disse que por enquanto as chamadas estão sendo feitas de duas formas: eletrônica e tradicional. No caso das faltas, se o aluno não está presente na sala de aula os pais são informados da ausência por meio de SMS. "Os tablets também dispõem de uma biblioteca virtual com 11 mil títulos para os professores fazerem pesquisas e planejarem suas aulas", enfatizou.