​Dia da Consciência Negra é comemorado na Emef Olavo Bilac

Educação
24/11/2014 16h14

Com o tema "Projeto a África que está em nós", a Escola Municipal de Ensino Fundamental  Olavo Bilac, comemorou a Dia da Consciência  Negra na última sexta-feira, 21.O objetivo do evento  foi trabalhar a lei nº 10.639, que tornou obrigatória o ensino da história e da cultura afro-brasileira em todas as escolas de ensino fundamental e médio do Brasil.

A programação contou com leitura de livros, contação de histórias, teatro, leitura interpretada da declaração dos direitos humanos. Os alunos do 1º ao 5º anos apresentaram dança, coral, declamação de poesias referentes a escravidão, leitura de textos jornalísticos. Os estudantes desfilaram fazendo referência ao livro de Ana Maria Machado, A Menina Bonita do Laço de Fita.

A coordenadora pedagógica Givaneide Santos contou a história da Feijoada, que também foi servida como lanche  para os alunos. "O trabalho educacional em relação a educação antiracista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e aprender a respeitar e admirar sua própria imagem.", enfatiza.

Pais e familiares assistiram com alegria as apresentações dos alunos. Para Gilvanete é importante tratar da valorização da cultura negra dentro do ambiente escolar. "É passar para os alunos uma reflexão crítica da realidade, afirmando positivamente os valores culturais negros que pertencem a nossa sociedade", concluiu.