Certificado de capacitação premia empenho de feirantes e ambulantes

Formação para o Trabalho
25/11/2014 14h40

A disposição em adquirir conhecimento é característica primordial a todos os cidadãos que desejam ascender profissionalmente. É o apetite necessário aos trabalhadores que levantam cedo da cama, dia após dia, sejam pais ou mães de família, aprendizes ou veteranos. Ontem (segunda-feira, 24), em um auditório lotado de orgulho e satisfação, o Centro de Convenções de Sergipe (CIC) acolheu centenas de feirantes e vendedores ambulantes que levaram para casa, além de um certificado de capacitação, a certeza do dever cumprido.

Já faz cerca de trinta anos que José de Oliveira vende frutas no mercado do Conjunto Augusto Franco. Mesmo com essa bagagem na trajetória, ele não vacilou e se inscreveu no curso de Implantação Orientada do Programa de Alimentos Seguros (PAS). "Para mim, está bom demais. Valeu a pena cada dia que aprendi uma coisa diferente", garantiu o feirante, que pôde participar das aulas de higiene e manipulação de alimentos.

Concluído o aprendizado, os alunos passarão a comercializar no espaço público de acordo com as normas da RDC 216/04, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E, com a experiência acumulada nas últimas três décadas, José tem plena consciência do quanto isso faz a diferença perante o público. "Eu tenho muito freguês que vai me ver com isso [o certificado] e dizer: "gostei, viu?". A gente fica alegre e o consumidor também".

Um dos benefícios associados à realização do curso é que, nos sorteios que definem quais vendedores ambulantes trabalharão nas festas do calendário municipal, aqueles que já se qualificaram têm prioridade. "O que mais gostei foi a parte de limpeza, a lavar direito os produtos e o liquidificador", relatou Rita de Cássia, que atua no ramo de bebidas e drinks. Com o certificado debaixo do braço, ela assegura: "Agora, o povo vai olhar e ver que a gente sabe o que está fazendo".

Parceria exitosa

A cerimônia desta segunda-feira marcou o término de 38 turmas, ofertadas a partir de uma parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe (Sebrae/SE). "Esse certificado, ao mesmo tempo, melhora a autoestima e valoriza o trabalho deles", enfatizou a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae/SE, Débora Mendonça.

Durante a solenidade, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, agradeceu aos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e definiu a iniciativa em conjunto com o Sebrae/SE como mais uma parceria que culminou em um trabalho de sucesso. "Ganha a comunidade e todos vocês que puderam se qualificar gratuitamente", afirmou Gláucia, solicitando que, de pé, todos os alunos ali presentes fossem aplaudidos. Merecidamente.