Obra começa a transformar paisagem no bairro Coqueiral

Infraestrutura
25/11/2014 18h06

A obra de infraestrutura executada pela Prefeitura de Aracaju no bairro Coqueiral, zona Norte da capital, já começa a transformar a paisagem do local, iniciando um novo tempo para os moradores que há anos sofriam com problemas estruturais. Orçada em mais de R$ 5,5 milhões, com recursos conveniados da PMA com o Governo Federal, a obra integra o saneamento integrado de mais de 15 ruas beneficiadas com implantação de rede de drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação e iluminação pública.

Para reiniciar a obra, encontrada com equívocos no projeto executivo elaborado ainda na gestão passada, foi necessário um estudo pormenorizado dos aspectos urbanos e sociais do local, para em seguida readequar o projeto de acordo com os problemas identificados. Além disso, o prefeito João Alves determinou ao secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, que dialogasse com outros entes públicos e concessionárias que atuam no local para consensuarem um plano único de atuação que garantisse a celeridade na execução.

"A complexidade e, algumas vezes, a falta de diálogo, travou o andamento da obra. Em alguns casos faltaram gerenciamento e inabilidade dos últimos gestores que não conseguiram criar um mecanismo administrativo que equacionasse os problemas no projeto, dialogasse com os moradores e mostrasse as dificuldades de execução", relata Luiz Durval, afirmando ainda que a PMA tem sido parceira da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e a Energisa, que também prestam serviços no Coqueiral.

Luiz Durval também alerta para outro problema detectado. Segundo o engenheiro, inicialmente, os fiscais tanto da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), quanto da empresa contratada para executar a obra identificaram algumas invasões nas imediações do campo em obra, o que infringe a legislação e acaba prejudicando o andamento. "Ao perceber o uso indevido do solo, procuramos fazer entende àquelas pessoas que o ato ia de encontro com a lei e acabaria por comprometer todo o calendário" finaliza.

Andamento

Na manha desta terça-feira, 25, a fase a obra teve continuidade com a consolidação de implantação de equipamentos que consolidarão a urbanização, como a construção de muros e alicerces que servirão como bases para as demais fases que serão executadas. Dentro do calendário, os serviços continuam e em breve avançaram nas demais ruas do bairro.