Exposição sobre o Afoxé Omo Oxum é prorrogada no Mirante

Cultura
26/11/2014 11h46

A exposição fotográfica dos "10 anos do Afroxé Omo Oxum", aberta no Mirante Praia 13 de Julho, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), foi prorrogada até o dia 15 de dezembro.  A montagem fez referência e homenagem ao do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Com acervo e curadoria da museóloga, Janaina Couvo, a exposição traz 28 fotos tiradas ao longo dos dez anos de histórias do grupo, que nasceu a partir da tradicional casa de candomblé de Mãe Marizete.  "O afoxé é uma expressão cultural que surgiu na Bahia, sendo considerada como o candomblé de rua. Dentro dessa cultura, Oxum é a divindade do ouro, do amor e da maternidade", explica a pesquisadora.

A mostra conta ainda com uma escultura e máscaras de Oxum feitas pelo artista, Jerônimo Freitas. Segundo ele, a escultura que está no Mirante é uma peça exclusiva, criada especialmente para homenagear a data.  Interessados em visitar a exposição pode ir ao Mirante, localizado na Av. Beira Mar, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas e nos sábados das 9h às 13horas. Mais informações pelo telefone (79) 3179 - 2192.