Seminário debaterá sobre promoção da saúde na escola

Saúde
26/11/2014 14h12

Acontece nesta quinta-feira, 27, na Escola Municipal do Ensino Fundamental Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, o "IV Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola". O evento, que será realizado através da Diretoria de Vigilância em Saúde, da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops) e do Programa Saúde na Escola (PSE), deve reunir 200 profissionais da saúde e da educação envolvidos no PSE.

Com o tema "Promovendo saúde na escola do nosso território", o seminário terá uma carga horária total de oito horas distribuídas em dois turnos. O objetivo é aproximar e capacitar os profissionais para que eles reflitam sobre os cuidados com a saúde das crianças. Ao todo, o programa atende 52 escolas municipais e estaduais e possui 39 Unidades de Saúde da Família cadastradas.

De acordo com a técnica do Programa Saúde na Escola, Aline Barros, durante o período da manhã será realizado uma conferência sobre a territorialidade e a realização de uma mesa redonda. "Através da conferência e da mesa redonda iremos discutir sobre as experiências e ações dos profissionais no PSE. E durante a tarde serão realizadas quatro oficinas onde serão discutidas as temáticas de Sexualidade, Alimentação Saudável, Álcool e outras Drogas, Cultura de Paz e Direitos Humanos", explica Aline.

Programação:

MANHÃ

8:00h às 8:30h - Credenciamento e entrega de materiais

08:30h - Cerimonial de abertura

09:00h às 10:15h - Conferência : O território como lócus do cuidado à saúde

Conferencista: Dr. Carlos dos Santos Silva (Secretário Executivo da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva -ABRASCO)

10: 30h às 12: 00h - Mesa Redonda: Escola como espaço de Promoção da Saúde (Byron Emanuel de Oliveira de Oliveira Ramos - SMS, Carlos dos Santos Silva - ABRASCO, Claudia Correia Mendonça - SEMED, Clesimary Evangelista Molina Martins - SMS, Roosevelt Rodrigues da Costa -SEED)

12:00h às 13h15h - Liberação para o almoço

TARDE

13h30h às 16:30h - Oficinas Simultâneas:

  • Tema: Nutrição como fonte de vida saudável

Facilitador: Joice Barbosa Carrera (SEMED)

  • Tema : Sexualidade

Facilitador: Dr. Carlos dos Santos Silva (ABRASCO)

  • Tema: Álcool e outras Drogas

Facilitador: Domiciano José Ribeiro Siqueira (Notório saber na área específica-
SMS)

  • Tema: Cultura de Paz e Direitos Humanos

Facilitador: Esp. Danival Lima Falcão (SEED)

16:30h- Exposição de trabalhos referentes às experiências exitosas no âmbito do PSE em formato de pôster

17: 00h - Lanche com apresentação artística