Guardas Municipais participam de Formação Continuada

Guarda Municipal
27/11/2014 12h52

Durante esta semana, guardas municipais de vários grupamentos da GMA participam de uma Formação Continuada do Programa Crack é Possível Vencer, idealizada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até a sexta-feira, integrantes do grupo de redução de danos da SMS fazem uma roda de conversa com os GMs para discutirem a problemática do uso de drogas.

A ideia de realizar essa semana de conversa surgiu a partir de reuniões do Comitê do Plano Crack é possível Vencer. "Após esses encontros, pudemos perceber tanto o trabalho da equipe de redução de danos na rua quanto a presença constante da Guarda Municipal e notar que essas equipes não se conheciam. A proposta desses cinco encontros com grupos diferentes é trazer uma outra compreensão do uso de drogas, de uma forma mais complexa", explicou Wagner Mendonça de Morais, coordenador da Estratégia de Redução de Danos.

A atividade com os GMs está sendo desenvolvida através da exposição dialogada e roda de conversa acerca dos problemas apresentados. "Nós somos um grupo que lida diretamente com usuários de drogas, profissionais do sexo e outras categorias que estão em situação de vulnerabilidade. O que a gente está tentando fazer aqui é expor o nosso trabalho é compreender a organização da GMA para, a partir disso, criar agendas que possam ser compartilhadas através da discussão da problemática apresentada e possíveis soluções", acrescentou Wagner.

A Guarda Municipal Cynthia Léa Cavalcante de Oliveira, integrante do projeto Anjos Azuis nas Escolas, viu nesse encontro uma oportunidade de aprimorar o trabalho preventivo do grupo. "É uma ocasião muito boa para todos os guardas e principalmente para nós que fazemos o projeto, porque trabalhamos com prevenção nas escolas. Aprendemos a lidar melhor com essa situação que é recorrente no nosso dia a dia e quebra um pouco o estigma do usuário, além de humanizar o nosso trabalho", afirmou.