Seminário debate promoção da saúde na escola

Saúde
27/11/2014 14h11

Acontece nesta quinta-feira, 27, na Escola Municipal do Ensino Fundamental Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, o "IV Seminário Municipal do Programa Saúde na Escola". O evento é realizado através da Diretoria de Vigilância em Saúde, da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops) e do Programa Saúde na Escola (PSE) da Saúde de Aracaju. Cerca de 200 profissionais das áreas de saúde e educação estão reunidos com o objetivo de aproximar e capacitar outros profissionais para que eles reflitam sobre os cuidados com a saúde das crianças.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde (DVS) da Saúde de Aracaju, Tereza Cristina Maynard, esta é uma grande oportunidade para unir forças com todos os profissionais envolvidos e apresentar as experiências vividas no desenvolvimento do projeto. "Discutimos temas de relevância, para que possamos ter uma maior integração entre a escola, que é um espaço privilegiado, e a Rede de Atenção Primária. Então é um momento muito importante para que se tracem diretrizes e se discuta momentos de articulação entre a saúde e a educação", disse a diretora.

De acordo com a coordenadora do Programa de Promoção à Saúde (COPS) da Saúde de Aracaju, Maria Antônia Maia, é importante destacar que o PSE atua não só na prevenção, como também na promoção, tratamento e recuperação da saúde.

"A Unidade de Saúde deve desenvolver ações em todos os equipamentos do território onde ela está inserida, principalmente na escola, e essas ações contemplam todas as áreas de suporte para que o indivíduo seja saudável. No caso da Promoção da Saúde, trabalhamos com palestras educativas que estimulam hábitos de vida saudável aos escolares. Informamos sobre situações de risco, como também desenvolvemos ações de cuidado, avaliamos a qualidade visual dos alunos para saber se existe algum problema que está atrapalhando no seu rendimento escolar e caso haja necessidade fazemos o encaminhamento para as especialidades", destacou Antônia.

A referência técnica do PSE da Saúde de Aracaju, Aline Vieira Barros, destaca que todas as ações planejadas para esse ano obtiveram êxito e o Seminário marca o fechamento destas ações, mas que terão continuidade em 2015. "Além de outras finalidades, temos o objetivo também de capacitar multiplicadores (ação que faz parte dos componentes estabelecidos pelo Ministério da Saúde). No tocante a realização de oficinas, a exemplo da de álcool e outras drogas, sexualidade, cultura de pais e nutrição como fonte de vida saudável, levamos estas discussões de forma adequada aos nossos alunos estabelecendo elos de comunicação entre educadores, agentes de saúde e os estudantes", pontuou Aline.

O evento conta também com a palestra do doutor em Saúde Pública e secretário Executivo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Carlos dos Santos Silva. Segundo ele, a proposta da palestra foi trazer experiências de atividades já desenvolvidas, promovendo um diálogo com todos os profissionais inseridos no PSE. "Este tipo de evento é riquíssimo e nos permite trabalhar e discutir com todos os setores envolvidos. Nós recebemos um modelo de trabalho do Ministério da Saúde, mas é preciso redesenhá-lo para nossa realidade local. Para isso precisamos conversar com nossos alunos (que são nossos usuários), para percebermos como as pessoas estão recebendo o PSE. Tudo isso para que eles não sejam apenas receptores, mas que atuem de maneira ativa na formação das diretrizes que serão aplicadas" afirmou Carlos dos Santos.

Para abrilhantar a abertura do seminário foram convidados os alunos da Escola Municipal do Ensino Fundamental (EMEF) Anísio Teixeira, do bairro Atalaia, que participaram este ano de um concurso de paródias sobre DSTs e mostram o belo trabalho que vem sendo desenvolvido da escola. Ao todo, o Programa Saúde na Escola atende 52 escolas municipais e estaduais e possui 39 Unidades de Saúde da Família cadastradas, atendendo mais de 18 mil alunos.